terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como funciona meu Ciclo Menstrual


"Antes de mais nada, gostaria de lhe falar, que o ciclo menstrual é uma ótima ferramenta de autoconhecimento, há milenios mulheres acompanham seu ciclo para entender exatamente como funciona seus humores, assim como já ensinei anteriormente na matéria Ciclos Menstruais e Ciclos Lunares, o ciclo menstrual é usado em um método chamado Sistema Lunar Biológico, que funciona como um tipo de horoscopo para saber como você tende a estar cada dia da sua vida, ou melhor dizendo cada dia do seu ciclo. Mas mesmo para as mulheres que não tem interesse em seguir o método, é fundamental para qualquer mulher entender como funciona o seu corpo feminino, isso é amor próprio, cuidado consigo mesma e orgulho em ser mulher". 


Fonte de imagem: todateen

Todos os meses, o seu aparelho reprodutor realizará o mesmo padrão de eventos, esse padrão mensal é chamado de ciclo menstrual, perceba então que ciclo menstrual não é só o momento que você está menstruada, mas sim o ciclo inteiro, do primeiro dia de menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação, isso da um ciclo inteiro.




O ciclo menstrual é controlado por hormonios, e são os diferentes hormonios que vão levando aos diferentes eventos durante o ciclo menstrual.

Algumas mulheres ao começarem a acompanhar seu ciclo, perceberá que elas podem não menstruar todos os meses, por tanto é fundamental acompanhar a menstruação direitinho, para não suspeitar de uma grávidez só porque neste mes não menstruou.

Veja só, a maior parte das mulheres tem um ciclo menstrual de 28 dias (primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação = 28 dias), mas ainda assim está dentro da normalidade de 21 á 35 dias, cada mulher tem um tempo diferente. Se você tiver um ciclo curto de vinte um dias, é provável que menstrue mais de uma vez por mes, assim como a mulher que tiver um ciclo mais longo, não menstruará todos os meses.

FASE MENSTRUAL

A fase menstrual ou lútea, é o inicio do ciclo, aquele tipico sangramento mensal, a menstruação. O sangue menstrual é a descamação do seu útero conhecido como endométrio, que desce pelo canal vaginal até o meio externo, esse fluido pode ser de cor vermelho vivo, rosado ou até mesmo marrom depende se está no começinho (rosinha), no apice (vermelho vivo) ou no finalzinho (marrom), o tempo de menstruação varia de mulher pra mulher, mas costuma ser de tres a sete dias de menstruação, se a sua menstruação passar disso pode lhe causar anemia, tontura, fraqueza, por tanto procura um médico ginecologista para normalização desse tempo. Você sabia que a quantidade de toda sua menstruação enche cerca de um quarto de uma xícara?! =)

FASE FOLICULAR

Depois que a menstruação já cessou, se inicia a fase folicular, quando o hormonio estrogenio faz com que a camada interna do útero se prolifere, essa camada como eu já disse antes chama-se endométrio, e ela começa a desenvolver para receber um embrião, para estar pronto caso a mulher engravide. Depois um outro hormonio começa a ser produzido o folículo- estimulante (HFS), ele estimula o crescimento de folículos ovarianos, cada folículo contém um óvulo, e quando a Fase folicular estiver no final somente um unico folículo permanecerá em desenvolvimento. Enquanto isso o estrogenio continua aumentando e a camada do útero vai ficando ainda mais espessa, o aumento exacerbado de estrogenio faz com que se liberem também o hormonio luteinizante, e é justamente esse hormonio que fará com que o folículo se rompa e libere o óvulo, o que levará então ao periodo fértil, chamado de fase ovular ou ovulação.

FASE DA OVULAÇÃO

Lembra que eu te falei que o hormonio estrogenio estava aumentando cada vez mais na fase folicular e levando ao aumento das camadas internas do útero? Pois bem, na ovulação então o estrogenio atinge a sua quantidade máxima, o que por sua vez também deixará a mulher mais alegre e com maior libido. O óvulo maduro é liberado pelo foliculo que se rompeu, isso ocorre na trompa uterina, algumas vezes pode acontecer de dois óvulos serem liberados ao mesmo tempo, o óvulo vai descendo pela trompa uterina até chegar ao útero. Se o seu ciclo é de 28 dias, a ovulação ocorrerá no dia 14 do seu ciclo, em geral a ovulação ocorrerá de 11 á 16 dias antes da sua próxima menstruação.

Ah, mas como eu sei qual será o dia da minha próxima menstruação?

Se você acompanhar sua menstruação, anotando todos os dias que menstrua, e seu ciclo for regular, você perceberá que ele segue um padrão de uma quantidade X de dias, por exemplo 28 dias, dessa forma basta fazer as contas.

A ovulação pode ser dita, quando o ovário libera o óvulo maduro, enquanto o óvulo vai descendo a trompa uterina durante dias, a camada do útero continua aumentando. Leva cerca  de tres ou quatro dias para o óvulo chegar até o útero, sendo assim esses são os dias cruciais para evitar a gravidez ou facilitar a gravidez, depende do que deseja. Se o óvulo chegar até o utero sem ter sido fertilizado, então ele vai se degenerando e ao chegar ao útero ele irá ser liberado junto com a menstruação que ocorre em seguida.

Agora eu lhe indico que utilize um calendário que possa rabiscar para anotar os dias da sua menstruação e já fazer as contas pra marcar também o seu periodo fértil, deixe sempre a vista e acompanhe as fases do seu ciclo menstrual. ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário