quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sabonete íntimo feminino

A arma que você precisa pra manter sua "menininha" longe de bactérias, saudável e cheirosa. 


Até pouco tempo não existiam sabonetes intimos, as mulheres lavavam a região intima com sabonetes normais (o que é um pecado, porque tira a proteção intima), ou elas usavam sabonetes neutros (sabão de coco ou sabonete de bebe), mas a nossa genital não tem PH neutro, por tanto a industria de cosméticos logo tratou de criar um sabonete exclusivamente intimo. 

Para ser mais exata, se lhe interessa saber o PH da nossa genital é de 3,8 a 4,2, ou seja é ácido e não neutro, isso porque o PH ácido combate mais fácilmente as bactérias que podem se proliferar nessa região, sendo assim quando você utiliza um outro sabonete nessa região você tira a proteção natural, e faz um ingenuo convite para que as bactérias se proliferem, daí se iniciam os sintomas como mau cheiro, corrimento, umidade excessiva, coceira, vermelhidão, se você costuma ter esses sintomas, já sabe o que está acontecendo então. ;)

Em contrapartida se começa a utilizar o sabonete intimo, você ajuda a sua região intima a combater as bactérias e evitar fungos e bactérias a se proliferar, consequentemente evita estes sintomas que citei, ou literalmente os trata. 

Atualmente existem muitas opções de sabonetes intimos, vendidos por marcas farmaceuticas, de cosméticos, produtos eróticos, na foto abaixo vocês podem ver alguns. Eu testei e ainda testo todos os possiveis sabonetes, tanto comigo, quanto com pacientes e ainda recebo depoimentos de leitoras, você pode fazer o mesmo nos comentários, dizendo qual sabonete usa ou usou e o que acha. Eu citarei alguns dos meus preferidos. 

Adicionar legenda
Lenços umedecidos para limpeza intima, é maravilhoso sempre ando com eles na bolsa, pra me higienizar durante o dia, quando estou na rua, antes e após as relações. Super recomendo. Já a ducha intima, não recomendo pois tira a proteção natural da vagina. Água dentro não! No entanto em casos exporadicos uma vez por mes por exemplo, não tem risco, a ducha eu utilizo no ultimo dia de menstruação, pra limpar de vez aquele finalzinho de sangue mais escuro, marronzinho sabe?!



Esse especificamente serve pra lavar a calçinha no chuveiro, e recomendo muito, pois as bactérias normalmente ficam na calçinha ainda mais com o vapor do chuveiro, portanto lave a calçinha com esse produto no chuveiro, mas coloque pra secar fora do banheiro e longe do vapor. 
Pela quantidade, é um dos mais economicos, e muito vendido. 



É muito cheiroso, mas quanto mais cheiro maior a tendencia de irritações.
Este é de longe o que mais gosto. É muito refrescante, dá uma sensação de limpeza, literalmente. 

Aqui estão uma infinidades deles que você encontrará por ai.

o dermacyd é o mais conhecido, um dos primeiros, é gostosinho, bem preventivo contra bactérias, PH vaginal, básico. 







Existem diferentes preços de sabonetes intimos, mas se você achar que o orçamento não cabe no seu bolso, uma dica caseira que também servirá pra manter o PH natural da sua vagina e protege-la das bactérias, fungos do mesmo jeito é: enxaguar a região intima com água e vinagre, preferencialmente de maça, média de 200 ml de água, pra 1 colher de sopa de vinagre.

A maior parte dos sabonetes intimos apelam pro perfume do sabonete intimu, pois toda mulher tem o hábito de abrir os produtos pelo mercado e escolher pelo cheiro,não é mesmo? Amaciante, produtos de limpeza em geral, desodorante e com o sabonete intimo que a principal intenção é deixar a região intima cheirosinha, não iria ser diferente. No entanto quanto maior o cheiro, maior as chances de trazer irritação para as que já tem uma tendencia a irritação, por tanto fique esperta. Mas se esse não for seu caso, não tem problema de optar por um que a deixe mais cheirosinha. 

O importante é que o sabonete intimo mantenha o PH vaginal ácido, para prevenir as bactérias, a nossa vagina possui uma flora protetora, onde vivem os lactobacilos acidófilos, também conhecidos como bacilos de Doderlein são quem protegem nossa vagina, e eles precisam do PH acido. Quanto mais ácido mais esses soldadinhos conseguem combater as bactérias, pra isso é preciso também estar com uma boa imunidade. E por via de curiosidade o yakult também ajuda a aumentar esses tais soldadinhos, lembra "lactobacilos vivos". 

No entanto, PH ácido demais pode facilitar a proliferação de fungos, por tanto não exagere no uso dos sabonetes, uma vez por dia ou duas durante o banho está de bom tamanho, e uma pequena quantidade na palma das mãos. 


Outras dicas pra acompanhar esse novo hábito de cuidado intimo:

- Não use calça muito justa, e que abafem demais essa região;

- Prefira roupas mais confortaveis;

- Calçinha de algodão é melhor, no entanto se você já for muito umida procure notar se a calçinha de algodão não aumenta a umidade, trás coceira ou irritação, pois o algodão segura mais as bactérias, embora permita maior ventilação, então nem sempre é a melhor opção, embora os ginecologistas em geral costumam insistir nesse ponto. Na minha prática clinica testei com algumas pacientes o oposto, "não uso da calcinha de algodão" e para as mais umidas funcionou. 

- Muitos ginecologistas também insistem em dizer que não se pode depilar toda genital, mas isso é um "mito", os pelos servem como proteção sim, até mesmo do impacto do sexo, mais hoje já não fazem diferença e os pelos ainda podem segurar impurezas, você percebe isso facilmente. Pois quando está depilada, parece mais limpa, a pele fica mais lisa e o cheiro fica mais suave, certo? 

- Dormir sem calçinha, se não der sempre, que faça pelo menos de vez em quando, para arejar a região, já que bactérias e fungos gostam de lugares quentes, e para aquelas que como eu tem o sangue mais quente e a genital está sempre pegando fogo rsrs =D, então fique o máximo possivel sem calçinha e tente ventilar o máximo possivel essa região, até mesmo com secador de cabelo no modo frio, de vez em quando.  

- Você já sabia que lavar a mão depois de usar o banheiro era modos básicos de higiene, o que você não sabia, é que lavar a mão antes de usar o banheiro é mais higienico e preventivo pra sua saúde do que depois. Digamos que lavar a mão antes é um cuidado com você, lavar a mão depois é um cuidado com os outros. ;)

- Absorvente interno, não é uma opção a mais de absorventes, ele foi feito pra casos em especifico, como por exemplo quando for entrar na piscina. Hoje em dia as mulheres escolhem se usam o externo ou interno. Mas o absorvente interno, irrita a pele, obstrui os poros, tem muitas tóxinas direto na parte interna o que pode gerar posteriormente até mesmo cancer no colo do útero. 

- Quando usar o absorvente externo trocar pelo menos de 3 em 3 horas;

- Mas eu indico mesmo que utilize o copo menstrual ou absorvente de tecido lavavel e reutilizavel que você mesma pode fazer em casa (se quiserem, escrevam nos comentários e eu faço uma matéria as ensinando a fazer o absorvente em casa);

- Use mais saias e vestidos pra ventilar a região genital, eu utilizo muuuuitooo, quem me conhece sabe. Pois alem de ventilar bastante a região intima, também era um hábito milenar de muitas mulheres antigas e sabias, pois elas acreditavam que isso as colocava em contato com a terra e nos deixa mais femininas, assim como também já ouvi falar que nos deixa mais poderosas e respeitadas, faça o teste, os dias que uso vestido percebo isso com todos, de fato. 

- Nos dias de calor, tomar banho ao acordar e ao dormir, que a região intima está mais umida. 

- Tomar pelo menos 1 yakult por dia;

- Banho de acento de vez em quando, para manter-se limpinha e saudável. Dica: 10 gotas de óleo de sandalo diluida em no mininmo 2 litros de água. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário