quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alterações do Humor Feminino



Todos sabem que a famosa TPM afeta o estado de humor da mulher, isto é cientificamente comprovado. O que poucos sabem é que esta alteração de humor não ocorre somente no período que antecede a menstruação, mas também durante o período menstrual e até mesmo alguns dias depois, pela alteração abrupta dos níveis hormonais.

  Por isso, muito mais do que “frescurinha”ou forma de se chamar atenção, como os homens adoram contestar, as alterações de humor são o reflexo fisiológico do corpo da mulher pelo aumento da progesterona (hormônio que prepara o útero para a gestação)e testosterona (hormônio constante masculino e cíclico na mulher).

Os fatores externos como preocupação, problemas no trabalho, na família, excesso de responsabilidades ou ansiedade nos primeiros quatorze dias do ciclo, ou seja os primeiros quatorze dias após o término da menstruação irão refletir no agravamento da TPM e também na continuidade dessas alterações no período da menstruação e pós menstruação. Portanto uma das formas de se acentuar os sintomas neste período é procurar manter o humor mais estabilizado possível nos primeiro quatorze dias.

Os sintomas da TPM irão variar de mulher para mulher, mas normalmente tende a ser mau humor, irritação, sintomas depressivos, diminuição da libido, assim como maior facilidade para cefaleia, crises de choro e agressividade verbal ou até mesmo física. No corpo pode apresentar inchaço e celulite, novamente por motivo puramente hormonal, o aumento da progesterona.

Segundo o terapeuta transpessoal Diego Pedroso, existem também aspectos psicológicos e comportamentais do desconforto da menstruação que acabam por intensificar todos os sintomas fisiológicos.


Tratamentos para Tensão Pré, durante e pós menstrual

Tratamento Natural para quem sofre deste mal: Além da medicina tradicional, existe alternativas naturais que podem ser uma boa saída para mulheres adeptas ao mundo alternativo, assim como para aquelas que tem um organismo mais sensível.
As plantas medicinais utilizadas nessa terapia natural são: Agoniada (himata nthus lancifolius), as cascas são usadas em forma de chá. O nome agoniada vem justamente do desconforto nesse período, ela é ótima para reduzir cólicas, pelas alcaloides da planta que relaxam o músculo liso, como o útero, diminuindo as contrações. A outra planta utilizada é a Angélica (Angelica Sinensis), normaliza o sangramento para quem tem fluxo intenso e também possui ação analgésica para diminuir cólicas e desconfortos físicos.

Atividade Física: Exercícios físicos sejam eles aeróbicos (de baixa ou média intensidade e longa duração), ou anaeróbicos (de alta intensidade e pouca duração) reduzem sintomas da TPM, como a alteração constante de humor, irritabilidade, retenção de liquido e instabilidade emociona, isso ocorre porque a atividade física libera endorfina no corpo, que provocaram sensação de bem estar, para potencializar ainda mais este efeito o ideal é optar por uma atividade física que de prazer.

Consciência Feminina: Alterações de humor durante a menstruação, ou alguns dias antes de depois da menstruação não são um distúrbio, mas sim um efeito normal pelas  alterações hormonais que estão intimamente relacionadas com nossos comportamentos e stress que antecedem este período.

Apesar dos sintomas serem respostas naturais do corpo, sabe-se que não são nada agradáveis, mas agora sabemos que pode ser amenizados com tratamentos fáceis e naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário