quarta-feira, 21 de março de 2012

Ciclos Menstruais e Ciclos Lunares





Uma mulher que toma consciência do próprio ciclo e das energias inerentes contidas nele, aprende a perceber a divindade dentro da terra e de si mesma...

Ciclos Menstruais e o Sagrado Feminino

O ciclo menstrual é uma das mais impactantes influencias na motivação, nas energias, nas habilidades e na percepção das mulheres, já é hora do ciclo menstrual ocupar o lugar que realmente tem, como centro de recursos femininos.

O corpo feminino com seus ciclos, cria a imagem da vida. Como o nascimento, o crescimento, a morte e o renascimento, assim como também os ciclos da natureza das estações e os ciclos lunares.
Ciclos da Lua

Camponeses europeus acreditavam que a Lua menstruava, que estava adoentada no período minguante, sendo que a chuva vermelha que o folclore afirma cair do céu era “sangue da Lua”. Em várias línguas as palavras menstruação e lua são as mesmas ou são associadas. Alguns povos usam o termo menstruação com significado de “mudança de Lua”.

A lua é o símbolo feminino e também representa para muitos a Grande Mãe. Tem intima relação com a menstruação.


E quando passamos a associar um ciclo ao outro, ou seja os nossos ciclos ao da lua, passamos a nos equilibrar com a nossa fonte de energia, a terra, o universo, os cosmos. E passamos a nos conectar em nosso centro, ficando mais atentas a nossa voz interior.

Guia Vivo

Quando passamos a correlacionar o nosso ciclo ao ciclo da Lua, nós teremos um guia de como tenderá a estar o nosso humor no próximo mês, dia a dia. Você passará a perceber que você tende a mudar seus hábitos, desejos, vontades e humores dependendo da fase menstrual que estiver coincidindo com a fase lunar, sendo assim, você terá quase um “horóscopo menstrual”. Um guia sobre você que servirá para te alertar sobre seus humores a cada dia e o que é melhor fazer ou evitar nesses dias.


Reforçando:

GUIA VIVO = GUIA DE TUDO QUE É VOCÊ NUM CICLO DE 28 DIAS. 

Diário da Lua Vermelha

Para iniciar este trabalho dos Ciclos Menstruais e Lunares, é necessário uma auto- análise constante. Deve ser anotada cada característica emocional (irritabilidade, ansiedade, bom- humor, extroversão ...)e as físicas (como cólicas, inchaço, dores pelo corpo...).

Todas essas características que são cabíveis a comparação da fase da lua, são chamadas de símbolos.


E todo este sistema de interpretação de nossos símbolos, é chamado de
SISTEMA LUNAR BIOLÓGICO. 


SISTEMA LUNAR BIOLÓGICO, chamado assim porque avalia seus simbolos em comparação a fase da lua. Perceba que a diferença do Sistema Lunar Biológico para Guia Vivo, é que o Sistema é o detalhe da comparação, ou seja o estudo que você está fazendo, o método de estudo para esse autoconhecimento, certo? Já Guia Vivo é a nomenclatura dada para o resultado que você obteve. Por exemplo: Quando eu completei 3 meses de anotações do meu periodo fértil e menstrual e pego todas as anotações pra comparar e estudar quais são meus simbolos (caracteristicas) que coincidiram nos periodos férteis e menstruais, eu estou usando o sistema lunar biológico, é isso que estou fazendo. Já Guia Vivo é o resultado que eu obtive, é saber que todo periodo fértil eu estou mais segura de mim, sedutora só que mais quieta, mais esperta e já na menstruação eu sou mais introspectiva, mais despachada, sincera, explosiva, mais reflexiva. Esse resultado é um Guia Vivo, é aquele quase "horoscopo" sobre mim mesma! Entenderam?

Todas estas informações serão escritas em um caderno que o chamará de Diário da Lua Vermelha.
Para facilitar a compreensão de cada símbolo e poder usar isso em prol do seu auto- conhecimento, o diário servirá como a fonte de todas as informações do seu ciclo.
De acordo com esses dados você faz uma análise de si, do que está ocorrendo com você no momento e faz um controle de cotidianos mais adaptáveis a sua variação de humor e influências.
Antes de aprender a fazer o diário, é necessário que você saiba a respeito das informações que serão colocadas nele. Suas fases menstruais e as fases da Lua.





NOVIDADE: Analisando as dificuldades das mulheres atuais em manter a rotina de escrever em um Diário, montei um calendário menstrual bem mais fácil e simples de fazer a analise, esse calendário você colocará em um local de facil acesso, por exemplo atrás da porta do quarto, ou qualquer outro lugar que queira. Veja o meu na ilustração. Na parede do meu quarto. 

Basta se inscrever aqui no Blog, que mandamos o acesso para o download.
Nosso presentinho pra vocês!! 



Fases do Ciclo Menstrual

É necessário conhecer as fases para saber qual característica emocional é esperada de você em cada dia, e para ter consciência do que está se passando com você no momento.
Então o primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do ciclo.
O ciclo tende cerca de 28 dias.
E cada ciclo é dividido em três fases: folicular- ovulatória – lútea.


Primeira fase (FOLICULAR)
Dentro do ovário contém folículos muito pequenos do tamanho da cabeça de um alfinete. Um destes folículos vai se desenvolver e crescer do tamanho de uma ervilha. Este processo de crescimento levará cerca de 14 dias.
Segunda fase (OVULATÓRIA)
Depois de 14 dias o folículo rompe- se e inicia-se a ovulação. Ou seja, período em que o óvulo desce pelas trompas uterinas, esperando ser fecundado pelo espermatozóide. Momento de fertilidade da mulher, quando os hormônios progesterona estarão aumentados, deixando a libido alta, e a mulher fértil. Dois agravantes perfeitos para gravidez, se mesmo assim a fecundação não existir, o óvulo vai continuar descendendo, para ser eliminado.
Terceira fase(LÚTEA)
Enquanto o óvulo descia pelas trompas á espera do espermatozóide, o útero também se preparava, deixando o endométrio mais espesso para acomodar o feto que poderia chegar. Se não houver fecundação a camada espessa começa a se degenerar, juntamente com o ovulo que vai se degenerando no finalzinho da descida pelas trompas, e assim é eliminado junto a menstruação, que ocorrerá logo em seguida. Essa fase recebe o nome de Lútea, graças ao corpo lúteo, que é desenvolvido no ovário a partir do folículo e irá secretar progesterona, formando também o corpo amarelo.


Agora faremos uma associação das fases menstruais fisiológica e o que ocorre emocionalmente nestes períodos
Na 1ª FASE (Folicular): A mulher apresentará a sua criatividade no estado máximo, uma energia extrovertida e social. Quanto mais vai se aproximando da 2ª FASE (ovulatória), mais vai intensificando estes sintomas, e ao quando chega na fase ovulatória todas essas características de criatividade e extroversão aumentam chegando no seu ápice.
As mulheres na 2ª FASE, na ovulação são férteis em todos sentidos, é uma ótima oportunidade para iniciar novos projetos. Além disso o aumento de estrogênio dessa fase aumentam a atividade do hemisfério cerebral esquerdo, (que aumenta a fluidez verbal, pensamento lógico), assim como observa-se uma diminuição do hemisfério direito (intuição, introspecção). Nesta fase o desejo sexual esta no auge, e o nosso corpo secreta no ar hormônios associados ao atrativo sexual.
Na 3ª FASE (lútea) um pouco antes da menstruação, ocorrem características tão marcantes na mulher que na ciência foi até dado um nome para a alteração emocional que ocorre nessa fase lútea, a TPM. Nesta fase o ser inferior mais instinto manifesta-se , momento de revelação de suas sombras. Onde serão apresentados os limitantes adquiridos e sustentados por você mesma, que te impedem de ser feliz.
Na 3ª FASE (lútea) um pouco antes da menstruação, ocorrem características tão marcantes na mulher que na ciência foi até dado um nome para a alteração emocional que ocorre nessa fase lútea, a TPM. Nesta fase o ser inferior mais instinto manifesta-se , momento de revelação de suas sombras. Onde serão apresentados os limitantes adquiridos e sustentados por você mesma, que te impedem de ser feliz.
Quais são as crenças que você impôs a você, do que é capaz ou não de fazer? Elas vão se apresentar nessa fase. Suas inseguranças, seus medos, suas fúrias. Qualquer característica que te repele e te sufoca da sua personalidade vão ser liberadas nessa fase.
Na fase lútea ocorre uma sábia função do corpo, uma limpeza para eliminarmos tudo que repreendemos.
A TPM é a revelação das suas sombras, enquanto houverem características de sua personalidade escondidas dentro de você, sendo reprimidas, haverá TPM para liberação dessas características. A partir do momento que você ganhar conhecimento de quem é você, com todas suas características benevolentes e suas sombras a TPM será somente mas uma fase da sua menstruação, com mudanças leves e tranqüilas.
Se ocorrer de nessa fase, você se deparar com uma personalidade sua que lhe agrada, mais firme, mais decidida, mais “bocuda”, enfim. Isso significa que existem características boas de sua persolidade que estás repreendendo, que não chegou ao seu conhecimento. E é uma pena não saber que existe alguém aí dentro de você tão bacana e tão forte. Portanto a fase lútea e principalmente a TPM, que está dentro dessa fase, é um momento de se auto- conhecer.
E ao menstruar o alivio de eliminar toda a repressão, as mágoas, energias ruins que foram guardadas no corpo durante este ciclo de 28 dias. Ou seja a cada 28 dias a mulher se renova, renasce, acompanhando os ciclos da lua.



FASES DA LUA

            Lua Negra (lua nova):

O que quer que estejamos pretendendo passará por um teste e precisará ser defendido, sustentado e direcionado com firmeza. (Principalmente se coincidir com a sua fase lútea).

A FASE LÚTEA quando ocorre nessa lua também indica que faça opções de tudo que ocorreu nesses 28 dias do seu ciclo, que mantenha o curso das atividades e se comprometa com eles. Deve aumentar sua resistência contra as resistências encontradas. As coisas estão bem mais visíveis. Tudo está muito vulnerável, pois há uma luta entre o que era apenas um projeto e o que pode de fato tomar forma, ou ainda a luta interna do que é você e o que pode não ser você.

Nem todas as promessas são cumpridas e nem todos os anseios são concretizados, assim como nem todas as sementes vingam. Aceitar o lado bom do lado ruim é a melhor saída nessa fase com essa lua.

Quando esta lua ocorre em sua FASE DE OVULAÇÃO:
Tudo está mais claro, delineado e definido. Temos mais certeza do que queremos, conhecemos melhor a possibilidade de realização do que pretendemos e também dos problemas e resistências.
É um período muito movimentado, no qual as coisas se aceleram, mas os resultados não estão garantidos, está lutando para se impor. Os obstáculos devem ser enfrentados e ainda há tempo para qualquer mudança necessária.
O padrão de suas características emocionais que predominar na lua crescente é o que vai progredir durante todo o ciclo. Indicando se tenderás ao sucesso ou aos obstáculos nesse ciclo.



Lua Branca (lua cheia):

A lua cheia é um transbordamento. Por isso deverá avaliar pelo seu diário da lua vermelha, quais foram suas características na lua crescente, tudo o que foi enfrentado e todas as etapas próprias de cada processo de crescimento foram cumpridas a tempo, de forma adequada, você esteve equilibrada, se sim, então a Lua Cheia te trará realização e culminância. Caso contrário este ciclo seu que coincide com a Lua Cheia será de ansiedade, conflito consigo mesma e frustrações. A lua cheia altera os níveis de água do planeta e do corpo, levando a uma grande tendência ao inchaço do seu corpo nessa fase lútea.

A lua cheia revela o máximo de qualquer situação por isso, se ela ocorrer em sua fase lútea e/ou sua menstruação você estará mais intuitiva, muito mais introspectiva, o auto- conhecimento tenderá a ser mais revelador, mas também os sintomas de TPM serão muito mais fortes, muita fome, tendência a momentos depressivos e ansiedade.

Já se ocorre na fase ovulatória, você estará mais extrovertida, social, mais satisfeita com sua imagem e com sua relação com os demais, estará com a libido aumentada e talvez também com aumento do apetite, é um momento de excelente agouro para se iniciar projetos, iniciar caminhos novos e trabalhar com a força de criação, despertando seus dons, estará mais inspirada para tudo. Mas cuidado com extravagâncias e exageros. Se você não estiver bem equilibrada consigo mesma, haverá grande flutuação do humor e tendências á características que não costumam fazer parte de sua personalidade.


O seu magnetismo com esta lua e essa sua fase estão em alta, excelente para trabalhos onde se quer atrair algo. A sua luz está brilhando e o seu corpo secreta um hormônio nessa fase que aumenta com essa lua, este hormônio tem a função de exalar um odor discreto percebido pelo cérebro que aumenta a libido do sexo oposto por você, lógico que outros fatores aumentam ou diminuem este processo. Por outro lado existe uma tendência nessa lua, tanto na fase lútea quanto na fase ovulatória de se preocupar demais com os relacionamentos, pode-se até ficar obsessiva com alguma situação em particular. Mesmo quando não se tem uma relação, a ausência de, pode nos frustrar e deprimir mais que o normal.

Resultado final dos Ciclos Menstruais e Ciclos Lunares:


Há dois tipos de ciclos no Sistema Lunar Biológico (como já havíamos dito antes o sistema lunar biológico é o resultado das fases menstruais com a fase lunar que está ocorrendo ao mesmo tempo, tudo isso irá desencadear uma série de conseqüências no estado emocional/ psicológico feminino .Estes dois ciclos são o Ciclo da Lua Branca, que ocorre quando a ovulação coincide com a lua cheia e a menstruação com a Lua Negra (3 dias antes da lua nova, entendido como o quinto dia da lua minguante a diante).

Ciclo da Lua Vermelha, que é quando a ovulação coincide com a lua negra e a menstruação com a lua cheia. As mulheres do Ciclo da Lua Branca, como o auge da fertilidade ocorre durante a lua cheia, esse tipo de mulher tem melhores condições energéticas para expressar suas energias criativas e nutridoras por meio da procriação, e mais todas as características ditas anteriormente sobre a relação da fase e da lua.

Já as mulheres do Ciclo da Lua Vermelha, como o auge da fertilidade ocorre durante a fase escura da lua, há um desvio das energias criativas, que são direcionadas ao desenvolvimento interior, ao invés do mundo material. Costuma utilizar a energia sexual de várias formas e não só através do sexo.

Ambos os ciclos são expressões da energia feminina, portanto nenhum é melhor que o outro.



Como utilizar o Diário da Lua Vermelha

O calendário menstrual deverá ser anexado ao seu diário. (Para isso se inscreva no Blog, que mandaremos o acesso ao download pra você, se precisar tirar dúvidas ou quiser participar de nossos workshops online pra aprender mais sobre o sistema, você poderá pedir pelo e-mail contato-odf@outlook.com)

Você marcará todos os dias do seu ciclo no calendário, marcará a lua, com o símbolo correspondente dela, na cor de tinta correspondente ao seu ciclo.

Próximo passo, abrir o caderno, colocar a data e anotar as características, sonhos e todos os pontos que achar relevante todos os dias do ciclo durante no mínimo três meses para conseguir um bom parâmetro.


No final de cada ciclo, observe a semelhança da sua fase com a fase da lua, baseada nos estudos da Palestra, (se ainda não assistiu a Palestra ou está muito longe, peça as datas do próximo online por e-mail contato-odf@outlook.com). Observe como você reage a cada fase.

No próximo ciclo faça o mesmo e no final compare as semelhanças dos dois ciclos e assim com os outros meses também. Quanto mais ciclos você fizer a comparação mais fidedigno será o seu guia vivo. Onde você saberá qual humor tende a ter a cada fase, e como se adaptar melhor a tudo isso. Muitas de minhas alunas relatam ter diminuído os sintomas da TPM com este hábito, isso faz todo sentido quando pensamos que a consciência corporal delas aumentaram e que elas passaram a olhar mais para dentro de si, diminuindo seus conflitos. Também passaram a dizer que após essa mudança na vida delas, muitos caminhos se abrem, inclusive o amoroso, e a explicação para isso é que elas passaram a se conhecer melhor, a se dar mais valor e a transparecer isso no brilho do seu olhar, nos seus gestos se tornando mais atraentes.


A PALESTRA DOS CICLOS MENSTRUAIS E CICLOS LUNARES SÃO DADAS POR ROBERTA STRUZANI EM DIVERSOS LOCAIS DE SÃO PAULO, E FORA DE SÃO PAULO POR CONTRATAÇÃO, E TAMBÉM PARA ACESSO DE TODAS POR WORKSHOPS ONLINE. 

 PARA RECEBER O CALENDÁRIO:
é só você se inscrever no topo do lado esquerdo na home do blog, coloca seu e-mail e o sistema vai mandar um e-mail de confirmação que você é você rsrs... isso pode cair no spam, então olha lá tb, dai basta aceitar e pronto você recebe o calendario no seu e-mail!!!

beijos

46 comentários:

  1. Parabéns...seu blog é inspirador! Namastê

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde

    Gosto muito das informaçoes contidas nesse blog, porque, não o atualiza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lou agora estou o atualizando, toda sexta tem nova matéria ou novo video no ar. Acompanhe, obrigada pela dica. Abraço carinhoso.

      Excluir
  3. Ola...
    Gostaria de saber como faz quando o ciclo eh maior... de 35 dias... pq cada ciclo estara em uma lua diferente. E tb gostaria de saber como eh quando a ovulaca acontece na lua crescente e minguante. Grata!!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Ola...
    Gostaria de saber como faz quando o ciclo eh maior... de 35 dias... pq cada ciclo estara em uma lua diferente. E tb gostaria de saber como eh quando a ovulaca acontece na lua crescente e minguante. Grata!!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giu tudo bom? Como você leu na matéria, a lua que coincide a nossa menstruação e periodo fértil nos diz quais são nossas características e como somos. Algumas vezes após uma grande transformação, um novo relacionamento, mudança do ciclo de amizades com mulheres ou luto, podemos alternar a lua dos nossos ciclos. No entanto quando uma mulher possui um ciclo muito longo, que coincide com diversas luas, isso pode significar que ela ainda está se encontrando, confusa com sua identidade, facilmente influenciável ou ainda pode ter de fato uma personalidade muito mutável, como é o caso de uma geminiana com lua em gêmeos rsrs.

      Excluir
    2. Respondendo a segunda pergunta: Quando seu periodo fértil (ovulação) coincidir com a lua crescente, cheia ou minguante você irá fazer parte das mulheres da lua branca, ou seja o seu ciclo não mudou. Somente quando a ovulação ocorrer na lua nova, chamada de lua escura, é que você pertencerá ao ciclo de lua vermelha!

      Continuo a disposição para esclarecer suas duvidas.
      Grande abraço cheio de carinho

      Excluir
  5. Olá, eu desde a ultima gravidez que tenho ovulação no quarto minguante e a menstruação no quarto crescente!! Alguma ideia do significado? :D Beijos Gostei muito do seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Ola Roberta! Dentro desse conceito seria prejudicial o fato de não menstruar utilizando- se de medicamentos? E quanto ao atraso ou adiantamento do ciclo também com medicamentos? Posso reorganizar meu ciclo para coincidir com uma boa fase da lua? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Roberta a minha menstruação foi do no dia 26 (3 dias após a lua nova). Meu ciclo é o da lua branca?

    ResponderExcluir
  8. Olá Roberta!Sou a Sara,e gostaria muito de saber como é possível para a mulher que toma anticoncepcional hormonal oral,realizar um diário da Lua Vermelha,se é possível a mulher que tome a pílula hormonal,se conhecer e viver uma feminilidade sagrada em pleno.Desde já,a minha gratidão.

    ResponderExcluir
  9. oi, se minha lua desceu na lua crescente, em qual ciclo me encaixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua menstruação veio na lua crescente ( a lua crescente se vê a parte branca dela no céu, certo? Portanto é lua branca), mas a referencia de nossa lua não é a menstruação, mas sim o periodo fértil, por tanto se quando você menstruou era lua crescente, você deverá ver no calendário quinze dias antes, momento de seu periodo fértil, que lua é, se ainda estiver na lua branca ou lua negra (lua nova).

      Excluir
  10. enviei e-mail pedindo apostila, aguardo ansiosa! Materia muito boa, blog lindo!! Namaste

    ResponderExcluir
  11. Ola,meu nome é Flavia Argate,gostaria de saber mais informaçoes a respeito da palestra. Frequento uma casa que tem rituais xamanicos e gostaria muito de convida-la a palestrar para o nosso grupo do sagrado feminino,espero ansiosamente sua resposta. Gratidao pelo conhecimento,sera um prazer inenarravel sua presença. Visite minha pagina no facebook para que possamos conversar melhor meu perfil "Flavia ARgate"

    ResponderExcluir
  12. Ameeeei a sua postagem!
    Parabéns e obrigada por compartilhar algo tão importante

    ResponderExcluir
  13. Roberta, enviei um e-mail pedindo que me envie o calendário da lua vermelha.

    Gratidão
    irisleandro3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de receber tbm!
    Os calendário e apostila!

    elismtm@gmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!
    Tambem enviei um email solicitando calendário e apostilas.

    meryaugustin@hotmail.com

    Gratidão

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!
    Também enviei email solicitando calendário e apostilas.

    meryaugustin@hotmail.com

    Gratidão!

    ResponderExcluir
  17. Ola Mery tudo bom, gratidão pelo carinho, é um grande prazer compartilhar esses conhecimentos e ver que faz a diferença. Mery, recebemos muitos e-mails e não conseguimos anexar, mas já encontramos solução para mandar o material para todas que pedem. Se cadastre na pagina lá em cima - "Receba nossas Novidades", e logo lhe mandaremos.
    Continue nos acompanhando, toda terça- feira matéria fresquinha no ar, e aceitamos sugestões de pauta. beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá, é possível ainda receber o calendário e a apostila?
    kamylaalice@gmail.com
    Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! Eu também queroo!
      vanessa.menck@gmail.com

      Excluir
  19. Olá, mandei um e-mail a você pedindo o calendário menstrual mais você não deve ter visto..você pode me enviar? Obrigada!

    camilamagro@live.com

    ResponderExcluir
  20. Ola estou adorando o blog. Gostaria de receber o Calendario

    ResponderExcluir
  21. Roberta, boa noite... tbem gostaria de receber o calendario e a apostila, estou há pouco tempo estudando sobre este tema, gostaria inclusive se saber as possibilidades de contratação para uma palestra em minha cidade, meu email é fabiana.guerra@uol.com.br
    Se puder, entre em contato, obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Roberta! Eu também gostaria de receber este material. Ainda é possível? luluz2005@gmail.com Grata.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Roberta! Muito interessante o assunto. Também gostaria de receber este material. Ainda é possível? Grata. luluz2005@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá,gostaria muito de receber o material,meu nome é Fábia Itacaramby, fabinha.joao@hotmail.com muito grata!um 2016 prospero pra vc.

    ResponderExcluir
  25. Oi Roberta, gostaria de receber o calendário e apostila para download taambém, ainda é possivel? Obrigada!
    mayatagliavia95@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Meninas, claro que sim. Favor solicitar através do e-mail : contato-odf@outook.com

      Excluir
  26. Como se inscreve no blog? Rsrs gostaria de receber o download do calendario!
    Muito bom!

    Maria Júlia

    ResponderExcluir
  27. olá Roberta, gostaria de saber o seguinte, minha menstruação veio no quarto dia da lua minguante faltando 3 dias para a lua nova, quando foi a mihha ovulação teoricamente?? obrigada

    ResponderExcluir
  28. Ola roberta, estou mentruando na lua crescente e ovulando na lua minguante...qual seria esse ciclo? Lua branca? O fato de eu estar menstruando e ovulando fora do padrao seria indício de alguma desconexao com o feminino? Ou alguma crise de identidade?

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de receber o calendário. Grata!

    ResponderExcluir
  30. Olá Roberta! Te mandei um email pedindo essa gentileza de calendário... Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, tudo bom? Achei a matéria sensacional, estou procurando formas de viver a menstruação de forma melhor. Quando criança tive problemas de cistos nos ovários e sou atacadas por cólicas e dores. Quando comecei a analisar e anotar os dias da minha menstruação, percebi que ela começava exatamente na lua crescente e terminava com o começo da cheia, e minha ovulação acontecia na minguante. Tenho tido muitos problemas de saúde e depressão, gostaria de saber se isso está relacionado as luas (minha TPM muda me deixa muito instável). Trabalho e estudo justamente com criação, e quero melhorar e conhecer melhor meu corpo. Seu texto está me dando uma luz, mas gostaria de entender melhor sobre isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Oi Roberta!O(brigada pelo texto, pelo abrir a mente, despertar caminhos mais gostosos de conhecer nos mesmas e a vida. Mandei no email dito a cima para receber o calendario, mas ele só volta :(

    ResponderExcluir
  33. Nos preparando pra deitar, enquanto eu ajeito as camas, olho pela janela e lá está Caetano no quintal olhando para o céu...Olha, olha... e pelo horário que é não consegue ver a lua cheia desses dias...Aí vem dormir e me fala:

    - Mãe a lua vai demorar muito pra lua aparecer?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite roberta. Mandei um email mas ele retornou? Gratidão

    ResponderExcluir
  35. Olá Roberta!
    Sou estudante de enfermagem e super interessada em estudar os ciclos femininos. Tenho uma dúvida... Pelo que estudei até hj, o corpo luteo se forma no ovário, e não no útero. A informação está diferente disso aqui nesta publicação. Vc está se referindo ao corpo luteo formado no ovário ou a outra estrutura importante no ciclo? Gostei bastante da publicação e já tô doida pra organizar mais efetivamente meu diário!

    ResponderExcluir
  36. Gratidão! Baixei o calendário hoje e irei imprimir segunda-feira para acompanhá-lo certinho.
    Beijos
    Flor de Liz

    ResponderExcluir
  37. oi.... tenho mmeus ciclos anotados desde fevereiro de 2014... eu era do ciclo da lua vermelha ate março de 2015,, esse é a data de quando voltei com um ex e tentei me adaptar as expectativas dele (ele é um homem muito "opressor"), eu não sabia que isso existia, mas fez todo o sentido... e desde então eu sinto que perdi algo de mim mesma... foi uma experiência traumática pois ele não queria que desse certo ele so quis me "punir" pelos erros de antes e eu fiquei tentando me adaptar as expectativas dele... eu gostaria de voltar a ser eu mesma...

    ResponderExcluir
  38. olá, ainda seria possível receber o calendário? Gratidão!!!! iasmine@me.com

    ResponderExcluir
  39. olá, ainda seria possível receber o calendário? Gratidão!!!! iasmine@me.com

    ResponderExcluir
  40. olá, ainda seria possível receber o calendário? Gratidão!!!! iasmine@me.com

    ResponderExcluir