segunda-feira, 20 de julho de 2015

Pílula do dia seguinte pode ser uma grande vilã no humor feminino

"Cada mulher reage de uma forma, mas a alteração no humor é certa, e para algumas mulheres pode ser bastante exacerbada, podendo levar até mesmo a pensamentos suicidas ou rompimento de relações amorosas. Vale deixar as decisões para serem tomadas depois do efeito da pilula, que pode ser de uma semana até 84 dias após o uso. Vamos ser gratas ao companheiro pela paciência, pois não somos as únicas sofredoras desses efeitos colaterais."

A pilula do dia seguinte virou febre como alternativa para evitar a gravidez, usada há dez anos quando foi aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regulamenta o uso de remédios nos Estados Unidos, liberado também pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), hoje é considerado um dos medicamentos mais vendidos nas farmácias de todo Brasil, além disso um estudo realizado pela Secretária de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 23 % das adolescentes já usaram a pilula do dia seguinte pelo menos uma vez.

A pilula do dia seguinte, também conhecida como contraceptivo de emergência, pode ser encontrada em dois métodos diferentes: YUZPE (aquela com dois comprimidos) e a levonorgestel (um único comprimido). Cada uma delas possui componentes e hormônios diferentes por tanto podem agir de diferentes formas sobre a alteração do hormônio feminino, por exemplo o método YUZPE contem estrogenio, alem do progestógeno sintético, já o Levonorgestel não. 

A progesterona da pilula do dia seguint é quem previne a gravidez inibindo a ovulação, fertilização e implantação do blastocisto. 

O progestógeno contido nos dois métodos da pilula do dia seguinte (tanto a de um comprimido, quanto a de dois comprimidos), é considerado o agressor do humor e do desejo sexual pois ele reduz o nível de testosterona (o famoso hormônio do tesão o que nos faz acreditar que homem gosta mais de sexo do que as mulheres). Vale citar, que esse hormonio é tão agressivo a libido, que até foi empregada para castrar quimicamente estupradores de crianças e outros agressores sexuais. Além de diminuir a testosterona esse hormonio também reduz o feromônio (odores sexuais liberados pelos nossos poros que atraem o sexo oposto e estimulam a sentir desejo, quem já não ouviu alguém falar: "ela está cheirando a sexo"?)

A progesterona pode tornar a mulher irritável, agressiva, irritada principalmente em relação ao companheiro, homens em geral ou com instinto de zelo materno excessivo, nesse caso o hormonio tem efeito semelhante a testosterona, provocando hostilidade. 

No reino animal, quando o animal sofre com os efeitos desse hormonio eles atacam ou até comem os filhotes, você já deve ter ouvido falar sobre isso no caso dos ratos, cobras e peixes, embora a influencia desse hormônio seja mais presente em mamíferos em geral. Contudo esse hormonio possui efeitos bastante contraditórios, e necessite de maior estudo pela ciencia, de levantar a hipótes de diferentes grupos de progesterona, cada um com um efeito, digo isso por que o mesmo hormonio pode levar a agressividade, mas também a aumentar o nivel de carinho e instinto maternal, assim como pode exercer efeito sedativo e calmante, por tanto é possivel que cada mulher receba uma influencia diferente com a pilula do dia seguinte, assim como cada mulher se adapta melhor com um tipo diferente de método contraceptivo. (*Poste seu depoimento de como a pílula do dia seguinte agiu sobre seu humor, para ajudar a todas nós.)

Além da alteração do humor, outros possíveis efeitos colaterais são náuseas, dores abdominais, fadiga, dor de cabeça, distúrbio no ciclo menstrual, tontura, fragilidade dos seios, e em casos menos comum diarreia, vômitos e acne. 

Segundo a ginecologista Dra Flávia, o consumo desse contraceptivo só deve ser usado quando o organismo feminino já estiver maduro, cerca dos 15 ou 16 anos, pois a dose alta de hormônio de forma brusca pode lesar o organismo da mulher assim como lesar as trompas uterinas. 

Os primeiros dias após o uso são os de maior efeito sobre o humor, algumas mulheres relatam que após a menstruação a irritação, agressividade, conflitos emocionais e estado depressivo amenizam, dando uma leve sensação de alivio, isso leva cerca de 7 dias já que esse costuma ser o tempo aproximado de menstruação após o uso do contraceptivo. Embora, a alteração de humor pode ser percebida até 84 dias após o uso (três ciclos menstruais), já que o medicamento altera o ciclo menstrual e o corpo lutará para que os hormônios retornem ao seu ciclo convencional e as doses hormonais de costume do organismo. 

Vale citar aqui que o jornal britânico Daily Mail relatou recentemente que o uso da pílua anticoncepcional, diminui o cérebro feminino, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), afirmam que o córtex frontal e córtex posterior podem encolher em resposta aos hormônios sintéticos, já o outro estudo publicado no jornal Human Brain Mapping nos explica o porque dessa comprovação, o que ocorre é que o constante fluxo de hormônio sintético leva o organismo subentender que não é mais preciso produzir esses hormônios de forma natural e acaba por atrofiar as partes no cérebro correspondentes a esta função. Por tanto vamos pensar então, quando essa mulher decide parar de usar os hormônios, quais as consequências que ela irá sofrer cada vez que o corpo precisasse produzir esses hormônios, no minimo ela sofreria alterações de humor e de libido, sem contar as inúmeras necessidades dos hormônios em diversas outras horas. 



Comentários Extras e Pessoais para vocês  

"Para finalizar a matéria deixo um assunto parecido para reflexão e quem sabe assunto para uma próxima matéria. Já que dei motivos de sobra pra se evitar a pilula do dia seguinte ou qualquer outro hormônio sintético, que tal cogitar a possibilidade de um método contraceptivo totalmente natural que só dependerá do seu conhecimento do próprio corpo??? 

Como é o caso do Método de Ovulação Billings, a técnica foi desenvolvida pelos médicos Dr. John e Dra Evelyn Billings, consiste em evitar relações sexuais durante determinados períodos do seu ciclo menstrual. Esse método consiste no conhecimento do próprio corpo e muita observação. Nós devemos controlar nossa fertilidade através de uma analise própria do muco cervical feminino, o método já foi reconhecido por pesquisadores renomados e testado e aprovado pela Organização Mundial de Saúde. Inclusive, vou fazer uma revelação para vocês, eu também uso o método e funciona, e olha que sou a Rainha da fertilidade rs, no entanto quando eu usei a pilula do dia seguinte, tive que ficar três meses sem usar o método até que meu ciclo menstrual voltasse a ficar regular. "




Nenhum comentário:

Postar um comentário