quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A MULHER E O SEU LOBO ADORMECIDO

Relembre-se de sua natureza selvagem, sua essência e encontre a felicidade


Uma mulher em saúde com o seu espirito é muito parecida com um lobo. Esse tipo de mulher tem grande saúde vital, se sente livre, carrega força em sua aparencia e seu jeito, corre atrás de seus ideais, intuitiva e leal. Porém quando uma mulher perde sua essência e seus instintos ela torna-se ansiosa, fraca, superficial, em  vezes depressiva e medrosa.


Muitas mulheres tendem a perder sua natureza selvagem por influencia de tanta informação social, modismo e diversas informações que lhe fazem perder o foco, ficarem perdidas, correndo atrás muitas vezes de coisas que nem sabe se é isso mesmo que querem. As mulheres passam a se esquecer como é olhar para dentro. Esquecem que por detrás da imagem existe uma mulher selvagem que faz dela muito mais forte, marcante e especial, uma loba interior desmaiada, intoxicada e quase morta.


Quando nos olhamos no espelho, mergulhamos através de nossos olhos e nos encontramos lá dentro em um escuro céu estrelado, quem estará presente é o lobo existente em você, sua essência, ali o mundo é enxergado por milhares de olhos, você sai do mundo de fora e entra no mundo de dentro, onde o mundo é enxergado de todos os lados, por diversas perspectivas. É ali que sua verdade conversa com você e te trás as respostas, o sucego, a paz e o caminho certo.


Isto não significa mudar, mas se encontrar, retornar para seu eixo, da onde você nunca deveria ter saido. Ali você encontra uma vasta floresta, demarca o território, aponta seus objetivos e lança as flechas, conversa com o seu corpo, agi por si mesma, encontra uma ampla consciencia, extrai os mais fundamentais sentidos da alma feminina, se eleva com dignidade, procede como um lobo poderoso que é amistoso e nunca domesticado.


A mulher selvagem, a loba é aquela que desafia o poder, aquela que ouve profundo, aquela que grita, que conhece seus limites, assim como suas sombras. A mulher loba tem um coração leal, ela é capaz de seguir seus instintos e ser leal a si e aos seus companheiros de jornada.


Esta mulher vaga pelo escuro nas entranhas de suas feridas, sem medo, de olhos atentos e aberta para a verdade guardada dentro de si, ela carrega no corpo as cicatrizes de suas batalhas como tatuagens que a torna mais exótica e orgulhosa da vida viva que trouxe de lá.


A mulher lobo é encontrada dentro de você. Basta ter a consciencia que nem tudo está certo, que talvez você esteja mesmo se escondendo de si, se liberte, se deixe levar por uma grande emoção, medite, olhe para dentro e a encontre. O lobo está apenas esperando você procurá-lo para lhe encaminhar para sua verdadeira essência, para a real plenitude que todos nós procuramos.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DESCOBRINDO SUA DEUSA INTERIOR

Inspire-se em "Cinquenta tons de cinza" e desperte sua essência

Na trilogia erótica de sucesso "Cinquenta tons de cinza", além do casal protagonista - Anastacia Steele e Christian Grey - outra figura ganha destaque na obra: a deusa interior de Ana. A personagem costuma usar esse termo para descrever seu lado sexual. Mas, afinal, o que isso significa? Será que toda mulher possui uma deusa dentro de si?
A deusa interior da qual a autora britânica Erika James se refere é a origem do feminino, o instintivo, o desejo natural e a liberdade de ceder a ele, o que cada mulher de fato é - sem máscaras e sem regras. Despertar sua deusa interior significa se sentir mais viva, deixando aflorar a verdadeira mulher que existe em você.
Afinal, a mulher que expressa a sua essência e se livra de bloqueios - como fadiga, fragilidade, confusão mental, fúria crônica, depressão, entre outros - tem um brilho no olhar. Ela pode dançar, cantar, pintar, criar, intuir ou fazer qualquer outra coisa, desde que seja com encanto. Este tipo de mulher é percebido por todos, pois comove e inspira.
Vale lembrar que a liberdade de ceder aos desejos não envolve somente questões relacionadas ao sexo. Esses desejos são muito mais profundos e essenciais, pois envolvem sua liberdade como mulher, sua vontade de se impor, de falar o que tiver vontade, de lutar pelo que quer e acredita, de correr atrás dos seus sonhos e decidir por si só qual é o seu limite. Mas essa liberdade de expressão pode se fazer presente também na conquista sexual, pois o desejo na cama expressa suas vontades interiores e é carregado de símbolos inconscientes da sua forma de ser.

DESPERTANDO SUA DEUSA

Para se livrar dos seus bloqueios, experimente entrar em contato com o seu íntimo, por meio do autoconhecimento. Isso pode ser realizado por meio de terapia, interpretação de sonhos ou pela prática diária de escrever em um diário. A ideia é tentar entender quais são as coisas pelas quais passou ou ainda passa na vida, que lhe impedem de ser você mesma.
A partir daí, prepare um momento especial para realizar um marco fundamental na sua vida, abdicar das feridas do passado e das ações que não correspondem ao que você acredita ser, livrando-se de tudo que for emocionalmente tóxico. Você pode escrever em um papel tudo que precisa abandonar na vida e depois queimá-lo ou banhar-se no mar, refletindo tudo o que as ondas vão levar de você, por exemplo. Também pode ficar sozinha e pensar em tudo o que quer se livrar, dizer pra você mesma com força e convicção que está finalizando este ciclo.
O próximo passo é descobrir os desejos da sua alma feminina. Recorde os momentos nos quais se sentiu feliz, as coisas mais naturais e simples que lhe fizeram sentir-se completa. E perceba que tudo aquilo é você. Lembre-se de momentos especiais e simples que tragam a realidade de uma força maior existente dentro de si.
E quando você passa a perceber a sua deusa, sente uma felicidade plena, uma paz profunda e aprende a não deixar mais que o mundo oprima a sua verdadeira essência, a sua deusa interior.

QUAL DEUSA MITOLÓGICA LHE REGE?

Podemos observar em nós sinais semelhantes aos das deusas da mitologia, assim como também podemos observar semelhanças com personagens de contos de fadas, animais e muitas outras simbologias. Essa forma de comparar nossa personalidade com personagens de mitos é chamada, na Psicologia, de arquétipo.
O encontro com a sua deusa interior ficará mais fácil ao perceber os arquétipos que estão misturados na sua essência. Confira abaixo alguns arquétipos de deusas gregas, para que você possa perceber qual delas existe em você. Isso lhe ajudará a se conhecer melhor e até descobrir quais atitudes frequentes costuma ter, sem perceber que lhe trazem dificuldades.

MULHER ATENA

Deusa da sabedoria e da civilização, ela tem como principal objetivo a realização profissional. Possivelmente se envolve com educação, justiça, cultura e, algumas vezes, até com política.
A mulher Atena é muito ligada ao seu lado racional, sempre está bem arrumada e informada sobre as últimas tendências de moda. Mas dificilmente consegue tirar um tempinho para cuidar do corpo, já que a mente vem sempre em primeiro lugar.
Ela costuma estar rodeada de pessoas e é muito admirada. No amor, dá preferência a papos inteligentes, mas a princípio costuma ter dificuldades em libertar o corpo para vivenciar uma paixão.

MULHER AFRODITE

Deusa do amor, é romântica e adora vivenciar uma paixão. Gosta da beleza da vida e, de uma forma ou de outra, vai procurar se envolver com arte ou atividades que envolvam a beleza, como arquitetura, moda, artes cênicas e artesanato.
Costuma envolver-se em intrigas amorosas, pois quando cede aos desejos da sua alma feminina, ela simplesmente quer se entregar à paixão, sem medir as consequências que isso pode trazer.
A mulher Afrodite costuma chamar grande atenção dos homens com a sua sensualidade natural, mas com isso também atrai a incompreensão das mulheres. Por isso, muitas vezes tem mais amigos do sexo masculino.

MULHER PERSÉFONE

Deusa do mundo oculto, ela é mediúnica, intuitiva e atraída pelo místico e espiritual, até mesmo pelos assuntos ligados a morte. Quando por um motivo ou outro este lado mediúnico está mais inibido na mulher Perséfone, ela é do tipo mais quieta, gosta de ficar sozinha escutando uma música, lendo um livro ou simplesmente refletindo.
Para essa mulher, sua própria companhia é perfeita. Ela não enxerga e não nomeia isso como solidão. Em função de seu lado misterioso, a Mulher Perséfone pode ter como grande inimiga a mulher Afrodite, já que seu mistério e silêncio trazem para si uma grande sensualidade, despertando nos homens também grande interesse.

MULHER ARTEMIS

Deusa selvagem, ela busca a liberdade em tudo. É prática e atlética na maior parte das vezes, além de ser aventureira e dona de si. Costuma se dedicar ao estilo de vida alternativo, aos animais, e algumas vezes pode se engajar em campanhas que defendem os direitos femininos.
Ela muitas vezes aprecia uma vida mais solitária. Os homens costumam ter certo medo da audácia e independência da mulher Artemis, mas quando essa mulher se sente a vontade com um homem, pode seduzi-lo com seu jeito único e selvagem, deixando-o facilmente apaixonado.
Este é o exemplo mais próximo de mulher que consegue perceber e entrar em contato com a sua deusa interior, já que faz parte do seu instinto ser livre, seguir seus ideais e não se deixar influenciar tão facilmente por tendências e opinião alheia. Isso faz com que a Mulher Artemis preserve e acredite na sua Deusa Interior. Por outro lado, ela também pode muitas vezes ser vista como "bicho do mato".

MULHER DEMÉTER

Deusa das colheitas, a "mãe", ela gosta de cuidar e zelar. Assim como a Mulher Afrodite, ela também tem grande facilidade de sentir amor por tudo, mas enquanto o amor de Afrodite é voltado ao seu prazer, o amor de Deméter é sempre voltado para o próximo.
A mulher Deméter, gosta de cuidar dos amigos, da família, da casa e das plantas. Muitas vezes costuma ter um espírito mais caseiro. No amor, seu jeito superprotetor às vezes pode acabar trazendo problemas, fazendo a pessoa amada se sentir sufocada.

MULHER HERA

Deusa do patrimônio, mulher líder e governante, está sempre ligada nas questões de poder. Esta mulher independente se adapta às tendências. Por exemplo, essa mulher pode gostar de ficar em casa e cuidar de filhos e marido, ou sentir prazer em priorizar a carreira. Tudo vai depender de qual época ela está vivendo, já que segue os padrões sociais. Hera sente-se segura cumprindo regras e exige o mesmo de sua família.
Pelos amigos, é vista como uma grande mulher, alegre, ativa e inteligente, mas no ambiente familiar costuma ser bem autoritária. O objetivo de vida de Hera é casar e construir uma família. Também gosta de procurar pela pessoa parceira ideal, alguém poderoso, que inspire sua admiração.
Está é minha matéria na Revista Personare
Quem quiser curtir ou compartilhar a matéria pode fazer isso direto no site do Personare, quem quiser tirar dúvidas podem escrever pelos comentários aqui do blog. 
O estudo das Deusas Interiores através do despertar do feminino

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ser Mãe, estar grávida...


Quando nos tornamos mãe, somos a própria Deusa, a própria lei universal que tece o infindável movimento de retorno da vida, o ciclo de nascimento, morte e nascimento.


A mulher vivência em si, todos os ciclos da vida, como se fosse um espelho do próprio mundo, cada vez que retorna a ovulação e preparação do útero, todos os meses, até que um dia em fim, ocorre a fecundação, a misteriosa e fascinante união dentro de nós, da semente masculina e do óvulo feminino, e a nossa terra fértil passa então a nos dar sinais, sobre essa nova iniciação de mudança eterna em nossa vida, a gravidez, o papel de ser Mãe.

Como mãe, a mulher muda para sempre. Ela traz consigo o fruto da noite (da paixão) por nove meses no corpo. Algo brota em seus dias, uma sensação nova, uma mudança em seu ser, que nunca mudará. Ela é mãe, ela é e permanecerá mãe, mesmo que seu filho morra, pois em um momento o carregou em seu coração, e o seu coração, ele jamais deixará de estar.

Ocorre um novo despertar da consciência. A mulher em algum momento desses nove meses, passará por reflexões profundas, resolvendo todos seus conflitos, para permitir que o serzinho não carregue estes com ele ao nascer. A gravidez é uma grande oportunidade de introspecção, de voltar-se para dentro de você e descobrir novas formas de se enxergar.

Espontaneamente vão surgir fantasias de momentos com seu filho, suas brincadeiras, suas conversas, seu crescimento e até mesmo o que ele será quando crescer, sendo que nem ao menos nasceu. Estas fantasias devem ser incentivadas, isso tudo é muito benéfico para a energia psíquica da mãe e para o desenvolvimento do pequenino.

O serzinho já existe, não há mais o que esperar, não precisa esperar nascer para dar todo amor, educação e mudar seus hábitos, ele já existe, e dentro de você ele já nasceu para este mundo.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CURSO de MASSAGEM em GESTANTES

NOVOS CURSOS ESPECIAIS MASSAGEM/GESTANTES


Garbhini Abhyanga e Drenagem Linfática direcionada para Gestantes.
(imagem do Spa Kennzur- local onde atua a ministrante do curso)



Um programa de cuidado da família e profissionais que queiram direcionar seus atendimentos voltados para Saúde da Mulher.

Apresentação: A massagem na gestação é algo de extrema importância. A gestante neste período passa por mudanças em todo seu corpo e todos os seus sistemas, mudanças essas que se não receber os seus devidos cuidados, cuidados estes como a massagem, poderá nunca mais se reverter, é o caso do excesso de peso, estrias, celulites. Além das mudanças físicas, também ocorrem bruscas mudanças hormonais que afetam o humor dessa grávida, a massagem entra como uma solução imediata neste desconforto e como um facilitador para os problemas psicológicos desta fase.


Neste curso você aprenderá duas técnicas de massagem a indiana que proporciona acolhimento e relaxamento e a drenagem linfática para gestantes, estas técnicas trazem consigo cuidados especiais que devemos ter na gestação, contribuindo para o equilíbrio e bem-estar da mamãe, além de uma maior conexão com o bebê e seu ambiente!


Transmitiremos a Garbhini Abhyanga tradicional, que é uma massagem indiana voltada exclusivamente para as gestantes. Serão transmitidos também conhecimentos para o cuidado às gestantes e aos que estão ao seu redor com base nos conhecimentos tradicionais milenares, como o ayurveda e a ciência médica com evidências cientificas para respaldar o profissional que atuará com gestantes.


As técnicas incluem toques suaves e relaxantes, além de alongamentos na preparação para o parto.

"O profissional que atuar com o ser humano deve ter uma consciência e um respeito bem mais amplo sobre a vida, no entanto o profissional que atua com gestante, deve ter esta consciencia e respeito dobrado, pois estará cuidando de duas vidas.
Baseado nesta nossa idéia, trazemos neste curso o compromisso de ensinar o aluno a compreensão sobre o gestar, sobre os cuidados que o ser neste periodo deve ter, promovendo o despertar de uma consciencia sem fronteiras, que não vem de nossas palavras, mas sim do toque profundo do espirito do próprio terapeuta."

Dra Roberta Struzani.



Curso de Shantala


“Os bebês têm necessidade de leite. Mas muito mais de serem amados e receber carinho. Serem levados, embalados, acariciados, pegos, massageados.” - Frédérick Leboyer
Ensinamento da massagem em bebês, para mamãe ou mamãe e família. A massagem consiste em movimentos leves que estimulam o desenvolvimento neuropsicomotor da criança a tornando mais inteligente e carinhosa, aumenta e fortalece o vínculo entre o bebê e a pessoa que a faz massagem, criando um elo de carinho entre ambos. O bebê que recebe a massagem se torna um adulto com maior facilidade de lidar com a vida e com as pessoas que o rodeiam.
Obs:. O atendimento de uma Terapeuta Shantala é realizando a primeira massagem no bebê e instruindo a mamãe a realizar a massagem no seu filho, no entanto a Terapeuta não estará habilitada para dar cursos de shantala. 
- As mamães para participar do curso poderão estar grávidas ou acompanhadas de seu filho de até 1 ano de idade, assim como também poderão paricipar do curso o papai ou irmãozinho.

Links - Gestantes

Atividades para as Gestantes que querem estar bem informadas


Indico que as grávidinhas leiam o guia para ficar a parte de todos os seus direitos e cuidados necessários para saúde sua e do pequenino.
http://www.slideshare.net/MinSaude/guia-gestante-e-beb?from=share_email

Link do Site GAMA para as mamães que gostam de respeitar o natural da vida e confiam mais na sabedoria divina de sua própria criação do que em seres humanos e suas regras.
http://www.maternidadeativa.com.br/index.html

Para quem procura uma Doula para acompanhar seu parto. Lembrando que um profissional bem qualificado que poderá também acompanhar seu pré-natal e seu parto é o fisioterapeuta obstétrico.
Neste site você encontrará as Doulas, quanto aos fisioterapeutas obstétricos somos ainda poucos nessa área, em São Paulo tem eu e outros pouquinhos e outras regiões se tiver interesse eu indico por e-mail.
http://www.doulas.com.br/

A parto do principio é também uma ONG não governamental que apoia o parto natural e orienta sobre os cuidados e problemas que o mundo médico costumam interferir e afetar na vida da gestante. Eles fazem muitos eventos e vale a pena ficar atenta as informações e quem sabe até entrar nos protestos.
http://www.partodoprincipio.com.br/

A Rehuna é outra Rede que promove o Parto e o bom nascimento, baseado em evidencias cientificas a Rehuna deixa a mãe bem informada sobre os cuidados que deverá tomar e a consciência necessária para entender as informações mais básicas sobre parto, evitando assim falhas médicas e ações desnecessárias em seu parto.
http://www.rehuna.org.br/index.php

Uma Ong em defesa da amamentação, que lhe informa eventos para assistir, como preparar a mama, como amamentar seu bebê pois apesar de ser um gesto natural não é tão fácil quanto parece e para que você não seja vitima das feridas e engurgitamento é necessária amamentar de forma correta.
http://www.aleitamento.com/

Um atrativo muito legal, é a barriga de gesso feita quando a gestante estiver com cerca de 36 semanas, é realizado um molde da barriga e depois a própria gestante irá decorar a peça para guardar de lembrança.
http://www.maternidadeativa.com.br/barriga.html

Temos o curso de shantala, que é a massagem para bebês realizada pela própria mamãe, papai, irmãozinho e pessoas do convivio da criança, tem o intuito de aumentar o vinculo da criança com quem aplica a massagem, tranquiliza o bebê para um sono mais reparador, aumenta o apetite quando é necessário, acelera o desenvolvimento psicomotor, tornando a criança esperta mais cedo, uma criança inteligente e mais disposta.
Se informe sobre novas turmas, os cursos são realizados em parceria com vários espaços em São Paulo.
http://odespertardofeminino.blogspot.com.br/p/cursos.html


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bloqueios que diminuem o Apetite Sexual



Casa para organizar, estudos, trabalho excessivo, cuidados com o marido, filhos ou qualquer outra atividade urgente que fazem parte da demanda de uma mulher moderna, nos fazem entender a razão pela queda da libido.

O cérebro tem importante papel no processo de excitação, todas as sensações, estímulos, desejos passam por ele para depois mandar sinais pelo corpo, por este motivo os problemas e excesso de pensamentos acabam por se tornar um grande vilão na libido da mulher, que não se desligam para dar abertura aos prazeres da vida, assim como o sexo.


Concentre-se no Sexo

Estimular a concentração para tentar se desliga dos pensamentos excessivos é um ótimo começo para combater este mau. Procure relaxar e se com concentrar em cada gesto, voz, cheiro e movimento que seu parceiro produz, somente deixe fluir pensamentos proporcionados por esta sensação. Deixe-se envolver, se solte, procure neste momento sentir  amor por você mesma.


As possiveis causas desse mau

Os fatores psicológicos que desencadeiam a diminuição da libido pode ser por problemas simples, como o inicio do casamento, onde a mulher sente muita responsabilidade ou medo, se sentir cobrada pelo parceiro, traições, parto mal sucedido ou ainda a diminuição da libido  poderá ter um causador mais forte, que é o trauma em algum momento da vida, como ver uma cena mais forte, uma relação sexual mais agressiva, cada mulher terá um motivo diferente que a incomodará, este causador poderá ser consciente ou inconsciente, podendo até mesmo causar modificações físicas na vagina, de uma tensão muscular a até mesmo uma anorgasmia ou vaginismo.

Anorgasmia e o vaginismo são disfunções sexuais de causas psicológicas, como já foram citadas, no caso da anorgasmia é o nome dado para a disfunção de não se ter orgasmo, já o vaginismo se trata de contração involuntária dos músculos da vagina, impossibilitando a penetração e causando dor na tentativa.

Ainda existem as vulvovaginites, como a candidiase por exemplo que podem ser responsáveis pela dor durante o ato sexual, causadas pela proliferação de fungos ou bactérias na flora vaginal que deixam a vagina muito sensível, podendo gerar dor a penetração, ou ainda somente a diminuição da lubrificação e a diminuição do prazer.

Doenças Sexualmente transmissíveis e qualquer interferência no trato urinário também podem gerar desconforto e ardência durante e após a relação sexual.

Segundo o Instituto Paulistano de Sexualidade, só na região da Grande São Paulo cerca de 360 mil mulheres não conseguem fazer sexo, por algum motivo psicológico ou disfunção física.


Sexo e Dor

Sentir dor durante o sexo é um indicio de que há algo errado com sua saúde física e ou mental. O sexo trás uma descarga de energia, que promove sensação de prazer, bem- estar e em um relacionamento é peça fundamental para uma união feliz. Portanto é necessário descobrir a causa e cuidar deste desconforto.

As dores durante o sexo são chamadas de dispareunia, e podem ser causadas por uma variedade de fatores. Muitas mulheres com medo do diagnóstico ou vergonha do parceiro, deixam de procurar ajuda e prolongam o sofrimento.


Sua conduta

O Instituto Paulistano de Sexualidade afirma diminuição da libido, assim como dor durante a relação sexual é um problema muito comum entre as mulheres, e não é necessário se temer, com um bom tratamento e dependendo de cada caso o resultado é muito rápido, e a libido retorna gradativamente. No entanto diminuição da libido é uma disfunção e deve ser procurado um médico para o diagnóstico, o encaminhamento para um Psicólogo e se for o caso de disfunção ginecológica um fisioterapeuta também se faz necessário.

A diminuição da libido quando não cuidada poderá gerar baixa autoestima e consequentemente podendo levar a uma depressão. 

Alterações do Humor Feminino



Todos sabem que a famosa TPM afeta o estado de humor da mulher, isto é cientificamente comprovado. O que poucos sabem é que esta alteração de humor não ocorre somente no período que antecede a menstruação, mas também durante o período menstrual e até mesmo alguns dias depois, pela alteração abrupta dos níveis hormonais.

  Por isso, muito mais do que “frescurinha”ou forma de se chamar atenção, como os homens adoram contestar, as alterações de humor são o reflexo fisiológico do corpo da mulher pelo aumento da progesterona (hormônio que prepara o útero para a gestação)e testosterona (hormônio constante masculino e cíclico na mulher).

Os fatores externos como preocupação, problemas no trabalho, na família, excesso de responsabilidades ou ansiedade nos primeiros quatorze dias do ciclo, ou seja os primeiros quatorze dias após o término da menstruação irão refletir no agravamento da TPM e também na continuidade dessas alterações no período da menstruação e pós menstruação. Portanto uma das formas de se acentuar os sintomas neste período é procurar manter o humor mais estabilizado possível nos primeiro quatorze dias.

Os sintomas da TPM irão variar de mulher para mulher, mas normalmente tende a ser mau humor, irritação, sintomas depressivos, diminuição da libido, assim como maior facilidade para cefaleia, crises de choro e agressividade verbal ou até mesmo física. No corpo pode apresentar inchaço e celulite, novamente por motivo puramente hormonal, o aumento da progesterona.

Segundo o terapeuta transpessoal Diego Pedroso, existem também aspectos psicológicos e comportamentais do desconforto da menstruação que acabam por intensificar todos os sintomas fisiológicos.


Tratamentos para Tensão Pré, durante e pós menstrual

Tratamento Natural para quem sofre deste mal: Além da medicina tradicional, existe alternativas naturais que podem ser uma boa saída para mulheres adeptas ao mundo alternativo, assim como para aquelas que tem um organismo mais sensível.
As plantas medicinais utilizadas nessa terapia natural são: Agoniada (himata nthus lancifolius), as cascas são usadas em forma de chá. O nome agoniada vem justamente do desconforto nesse período, ela é ótima para reduzir cólicas, pelas alcaloides da planta que relaxam o músculo liso, como o útero, diminuindo as contrações. A outra planta utilizada é a Angélica (Angelica Sinensis), normaliza o sangramento para quem tem fluxo intenso e também possui ação analgésica para diminuir cólicas e desconfortos físicos.

Atividade Física: Exercícios físicos sejam eles aeróbicos (de baixa ou média intensidade e longa duração), ou anaeróbicos (de alta intensidade e pouca duração) reduzem sintomas da TPM, como a alteração constante de humor, irritabilidade, retenção de liquido e instabilidade emociona, isso ocorre porque a atividade física libera endorfina no corpo, que provocaram sensação de bem estar, para potencializar ainda mais este efeito o ideal é optar por uma atividade física que de prazer.

Consciência Feminina: Alterações de humor durante a menstruação, ou alguns dias antes de depois da menstruação não são um distúrbio, mas sim um efeito normal pelas  alterações hormonais que estão intimamente relacionadas com nossos comportamentos e stress que antecedem este período.

Apesar dos sintomas serem respostas naturais do corpo, sabe-se que não são nada agradáveis, mas agora sabemos que pode ser amenizados com tratamentos fáceis e naturais.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Representação do Sagrado Ventre Feminino



Ventre 
Fisicamente é um dos aparelhos reprodutores femininos, sua principal função é receber o embrião que se desenvolverá ali dentro até o nascimento, durante o nascimento o útero exerce a função de através de contrações expulsar o bebê. Órgão bem flexível se expande várias vezes mais para acomodar o feto.
Sabendo que nosso corpo é um ciclo infindável de ligação com o mental, emocional e espiritual, que outra função exerce o nosso ventre? Todas as experiências familiares, afetivas e sexuais são guardadas dentro do ventre, sendo assim a mulher que passa por sofrimento físico, moral ou afetivo vai acabar desenvolvendo desequilíbrio e doenças em seu ventre assim como também em sua vagina.
Como faço para curar as feridas e desequilíbrios já causados no meu ventre, ou evitar que estados emocionais que vivi ou estou vivendo afete meu Ventre? 
O nosso inconsciente não sabe diferenciar passado e presente, o que significa que tudo o que passamos, que já sofremos um dia, se não foi bem resolvido irá trazer suas consequências. Uma dica é sempre conversar com nós mesmas, assim como conversar com o ventre, tomar consciência de todas as coisas que guardamos dentro de nós, que pode estar nos afetando, a outra dica mais abrangente para curar e proporcionar saúde ao ventre é relembrar as práticas ancestrais que você guarda em seus códigos genéticos, práticas estas de purificação, proteção contra agressões externas e internas ao nosso ventre.
E para que eu vou querer trabalhar a energia do meu ventre?
A principio para curar e prevenir doenças femininas e em segundo isso irá lhe proporcionar maior poder feminino, sensualidade, auto estima, magnetismo, maior potencia sexual, assim como a falta de vitalidade do ventre irá diminuir todos os citados acima, lhe causando falta de auto confiança, mudança de personalidade e fraquezas em suas atitudes.
 Mesmo que seu ventre não tenha manifestado um problema físico, é possível que ele esteja ferido. O cuidado com o seu ventre irá lhe transformar de uma mulher ferida em um Ser Sagrado e forte, substituindo o medo, a fraqueza e a inconsciência em força, criatividade e sabedoria. 
Depois de tomar consciência a mulher irá defender seu ventre de abusos, venenos, invasões e ações negativas, saberá anular os registros nocivos do seu passado. 

Trabalhos de Cura com o Ventre 

- Práticas de Purificação e Campo Áurico de Proteção ao Ventre; 
- Afirmações Positivas Repetitivas;
- Energização;
- Alimentação Saudável;
- Comportamento Saudável;
- Exercícios Físicos;
- Conexão com os protetores espirituais, animais de poder, arquétipos Divinos e elementais;
- Consciência de toda história do seu Ventre e a Cura adequada dele; 

Exercício de Diálogo com o Ventre

Aqui eu passo um exercício para que vocês realizem em casa. Exercício que não exige nada mais que concentração e um tempinho sozinha, além de fácil é um exercício que considero fundamental.
Tome nota de que nada irá lhe incomodar, coloque uma música gostosa, se for possível tome um banho antes e melhor ainda um banho de rosas.
 Acomode-se comece respirando profundamente, concentre-se e centre-se no eixo do seu ser, busque conectar-se com o seu Eu mais profundo, com seu Self, coloque a mão abaixo do umbigo, então do seu jeito, da forma que preferir, diga:
 - Ola Ventre, tudo bom? Você sempre ai quietinho, trabalhando todos os dias e nunca conversamos não é mesmo? Este dia pode ser hoje, o que acha? Eu gostaria de saber como você se sente, o que e quem é você, como podemos nos tornar mais íntimos. Ventre me revele as memórias que tu guarda dentro de ti, memórias estas que devem ser relembradas e transmutadas...

Em uma conversa, onde você fala e se deixa escutar, procure fazer as seguintes perguntas:
- Me conte sua história ventre...
- Existe alguma disfunção, dor ou doença manifestada em você?
- O que eu faço que silencia sua voz (comida, droga, sexo, consumismo, acomodação, trabalho, doenças...)
- Quais foram os choques físicos, emocionais absorvidos por ti ventre.
- Primeira experiencia sexual
- Sua atitude sexual (ativa, passiva, reprimida, indiferente, agressiva)
- Se engravidou, deu a luz, como foi a experiência
- O que ele sente aos homens que passaram pela sua vida
- Quais foram os homens que entraram neste seu espaço sagrado, o que seu ventre sentiu ou ainda sente em relação a eles
- Se sofreu algum abuso sexual, o seu ventre ainda sente?
- O que seu ventre sente quanto ao seu sexo, faz sexo ou faz amor.
  Tudo o que vier a mais o que fluir para perguntar, mas não se preocupe em fazer todas estas perguntas. O seu ventre está sempre ai e oportunidades não faltaram, faça de forma bem natural e respeite o seu momento. 
 O ventre sem dúvida falará com você, acredite, lhe fazendo revelações de sua vida, para te auxiliar em todo processo de cura, dele, do seu corpo e do seu psicológico.
 É interessante você anotar tudo o que sentiu e o que descobriu, para daqui um tempo perceber o quanto evoluiu. 

Desejo muita luz em seu ventre e bastante descobertas para você. 










COLETOR MENSTRUAL PODE SUBSTITUIR ABSORVENTES


Conheça essa opção sustentável que vem se popularizando no Brasil
O coletor menstrual é uma tecnologia íntima bastante conhecida na Europa há mais de 80 anos, e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Trata-se de um copo de silicone medicinal hipoalérgico e antibacteriano, ajustável ao corpo, que coleta o sangue da menstruação sem deixar vazar.
Também conhecido como copo menstrual, o instrumento é confortável e se adapta facilmente ao corpo feminino, devido ao seu material flexível. Ao ser introduzido no canal vaginal, forma um vácuo, que impede a entrada de ar, evitando vazamento e mau odor - já que o sangue menstrual só produz cheiro quando entra em contato com o ar. Isso permite que as mulheres possam finalmente dar adeus aos absorventes ou a qualquer tipo de tampão íntimo durante o período menstrual, ficando livres de alergias e poupando o dinheiro gasto com absorventes.

COLETOR X ABSORVENTES

O copo menstrual possibilita a livre movimentação e a prática de atividades físicas (inclusive natação) sem incômodos ou vazamento. Também vale lembrar que alguns absorventes externos fazem uso de componentes perfumados - para evitar o mau cheiro - que podem trazer irritação para o órgão genital. Ou seja, as mulheres que têm alergia aos componentes dos absorventes externos ou internos não correm o mesmo risco com este novo método, já que o coletor é feito somente de silicone medicinal.
As mulheres que tendem a ter infecções vaginais com frequência não precisam se preocupar com o coletor. Este tipo de problema costuma se agravar com o uso dos absorventes internos, que absorvem o sangue, mas continuam mantendo-o em contato com a pele, aumentando o risco de infecções. Já os coletores, apesar de também serem internos, não absorvem o sangue, que passa a ficar em contato com o recipiente e não com a pele. Sendo assim, o risco de infecção é bem baixo, e seu uso recomendado por diversos ginecologistas.
O coletor menstrual funciona como um copinho, que é inserido na vagina e recolhe o fluxo menstrual. Ele é feito normalmente de silicone medicinal e, por isso, é bem flexível. Seu formato parece um cálice, cuja haste fica próxima do final da vagina. O objetivo é facilitar a retirada do coletor com as mãos. Como a única utilidade da haste é essa. Algumas mulheres, com boa habilidade da musculatura vaginal, cortam a haste por completo e expelem o copinho com a força do músculo.

UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

O coletor menstrual não é descartável, podendo ser usado durante 4 a 10 anos, dependendo do cuidado dispensado ao produto. Ou seja, o copo é reutilizável durante todo período menstrual, só precisa ser lavado a cada doze horas , mesmo para quem tem o fluxo forte, e ainda pode ser usado no próximo ciclo. A higienização do coletor é feita de maneira bem simples, lavando apenas com água. No final do ciclo menstrual, o produto deve ser lavado com água fervente e, em seguida, guardado em local limpo.
As mulheres de hoje em dia estão ficando cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida e com a substituição do tóxico e do sintético pelo natural e saudável. Um dado interessante é que cada mulher utiliza em média uma tonelada de absorventes durante toda a sua vida, e cada um levará cerca de 100 anos para se degradar por completo na natureza. Já o coletor pode ser utilizado durante anos, resultando em uma interferência ambiental incomparavelmente menor.
Uma pesquisa realizada pela Fine Marketing, encomendada pela marca brasileira líder no mercado de coletores menstruais, apontou que 83% das mulheres entrevistadas aprovaram o produto e aderiram ao hábito. O estudo foi feito com 146 mulheres, em julho de 2011, no Brasil. As entrevistadas não conheciam o coletor até então, e ainda utilizavam absorventes externos e internos.

CURIOSIDADE

Historicamente o absorvente feminino passou por várias modificações. Dizem que na Grécia antiga as mulheres chegaram a usar um pedaço de madeira envolto por um paninho, que era introduzido na vagina. No início do século XX eram utilizadas toalhas e fraldas, e só depois surgiram os absorventes que conhecemos hoje, que por sua vez foram evoluindo para absorventes com abas, com aroma e revolucionando até o surgimento do coletor menstrual.
Mas antes de iniciar o uso dos coletores, é importante consultar seu médico. A Drª. Cátia Chuba, médica ginecologista, nos alerta sobre as restrições do uso do coletor: "Em mulheres que nunca tiveram relação sexual, a inserção e a retirada do coletor pode eventualmente causar o rompimento do hímen. E, por esse motivo, o uso não é recomendado. Também não indico utilizar o produto no pós-parto, já que o corpo da mulher leva um tempo para se recuperar. Nessa fase, o colo do útero pode ainda não estar completamente fechado, podendo causar inflamação. A partir da primeira menstruação, depois da quarentena, o coletor já poderá ser utilizado. Tirando essas duas contraindicações, eu indico o uso do coletor menstrual. Afinal, o produto traz diversos benefícios, como todos que já foram citados. Além disso, também oferece conforto e praticidade, não altera o PH da flora vaginal, e possibilita uma melhor ventilação na região - diferente dos outros absorventes externos e internos. O coletor ainda é fácil de carregar e de higienizar", explica a especialista.
--> Minha matéria da Revista Personare, ai vai o link para quem quiser ler no Portal Personare e ver as outras matérias.
http://www.personare.com.br/roberta-struzani-55


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Roda de Mulheres






Em breve estarei iniciando no parque da juventude ao lado do metrô Carandiru em São Paulo, encontros todo primeiro domingo do mês, para mulheres convidadas e quem queira participar com a gente. O intuito destes encontros é de nos encontrarmos em nossa mais pura essência, evoluindo espiritualmente e como seres terrenos, sabendo valorizar toda singularidade do nosso corpo e alma feminina.

Dentro de um círculo em comunhão (temenos) forma-se uma atmosfera protetora e acolhedora que permite as mulheres se sentirem a vontade para falar, sentir, transmutar e curar-se, descobrindo seus medos e botando suas armas no chão, prontas para adentrar na plenitude de suas almas, apreciando os mistérios deste sagrado feminino que existe dentro de nós.

Todas as mulheres que seguem a Antiga tradição seja através da instrução, da cura, da interação e conexão com os recursos para o poder próprio, seja qual for o papel exercido dentro desta trilha, todas carregamos o mesmo desafio e responsabilidade, entrarmos no mundo de energias dos Seres da Natureza, sabendo que todos nós fazemos parte da mesma teia cósmica, para este fim não utilizamos rituais, consagrações, simbologia ou mitologia, mas sim um ligado que todas nós carregamos aqui dentro, que é a inspiração que vem da alma, a canção que se escuta sem saber de onde vem, é o chamado, a premonição, a luz que se vê no meio da escuridão, o calor que se sente enquanto o corpo estremesse de frio, a vontade de resplandecer a totalidade, a flor de luz que existe em cada ser.

A espiritualidade feminina encoraja as mulheres a apreciar seus corpos, independente como são, cuidando de sua saúde e condição física, aderindo métodos naturais como: meditação, dança, massagens, ervas, florais, aderir ao Diário da Lua Vermelha, aos comportamentos avaliados pelas suas Deusas Interiores, a prática do Pompoarismo, a celebração e conexão com as mudanças da Lua, assim como Rituais nas Mudanças de Estações e a percepção dessas mudanças em nós, aprender a utilizar o nosso sangue como códigos genéticos para conexão multidimensional um Santo Graal, despertar a intuição e a conexão com os elementais da natureza, assim como aprender a se conectar dentro da linguagem adequada com a natureza.

A proposta deste trabalho consiste em trazer de volta a mulher sua consciência ancestral já esquecida, ajudando- a a se encontrar dentro de si e exteriorizar com toda a força essa essência encontrada no seu interior, reconhecendo então o seu papel no mundo como ser humano, se familiarizando com a Deusa, linda mulher que caminha lado a lado dentro de você mesma nessa longa jornada que é a vida.

Como uma nova amiga me mandou por e-mail, que colocarei logo em baixo para que vocês leiam, em 2012 o planeta terra está passando por intensas mudanças e nós todos os seres que habitamos nele presenciaremos e faremos parte destas mudanças. Portanto a Roda de Mulheres trabalhará a nossa própria cura e processo de percepção e evolução espiritual nos preparando para esta mudança, assim como trabalharemos em prol do nosso planeta e de todos irmãos, irmãs e seres que estiverem precisando de nossa ajuda.

Todas as mulheres que se interessarem em ingressar nesta nave com a gente, mande-me um e-mail para iniciarmos a Roda e assim que ela começar todas estão convidadas a aparecer quando quiser todo primeiro domingo do mês, exceto feriados e datas comemorativas que o encontro passará para o próximo domingo. Os Rituais serão realizados em um sitio em Atibaia, e haverão possíveis viagens de vivências e consagrações.



Abaixo o e-mail que recebi da minha nova amiga Yvonne da qual falei pra vocês:

Amados Irmãos e Irmãs da Terra, nós dos Reinos Superiores estamos em grande alegria por testemunhar o nascimento da nova Gaia.
Esta é a primeira vez que um planeta inteiro tenta se duplicar num plano superior de existência no seu sistema solar.
A duplicação é a primeira etapa do processo de ascensão de Gaia, e, apesar de não estar completo ainda, nós acreditamos que logo se completará.
A segunda etapa é a separação em dois planetas; esta etapa poderia ser comparada à reprodução celular. No caso de células, o processo é Mitose, e a célula original se divide em duas novas células completas que são idênticas à célula original.
No caso de Gaia, o processo é mais parecido com a Meiose, em que as células criadas por esse processo não são idênticas à célula original. Em sua densidade isto é aplicado especialmente aos corpos femininos.
O processo de duplicação de um planeta inteiro leva cerca de nove dos seus anos para se realizar, enquanto que a separação ocorrerá numa fração de segundo.
No final do ciclo Galáctico, Gaia terá um período de tempo muito curto, durante o qual a separação deverá ocorrer. Assim que este processo se completar, a nova Gaia existirá na quinta densidade, enquanto que a antiga Gaia permanecerá na terceira densidade.
Por isso há tanta confusão sobre o que irá acontecer no ano de 2012.
Alguns indivíduos dizem catástrofe, outros dizem ascensão, e outros dizem que nada irá acontecer.
E todos estão certos.
O ano de 2012 não pode ser entendido se for observado somente do ponto de vista da terceira densidade, porque, de fato, está acontecendo um alinhamento multidimensional/galáctico em todos os níveis de consciência, a partir de onde a propagação da torrente de elétrons, prótons, etc. ocorrerá, devido à sua mútua repulsão eletrostática.
A quantia total de propagação de fluxo é um volume infinito em qualquer ponto do campo vetor, e sua manifestação/resultado são determinados pelo fluxo livre de consciência em uma dada região do campo vetor.
Isto significa que haverá muitos resultados diferentes a partir de um mesmo evento. Tudo depende da taxa vibratória da sua consciência, significando que todo indivíduo irá experienciar um resultado diferente.
Alguns experimentarão catástrofe, alguns experimentarão ascensão, e outros não experimentarão nada.
Dois indivíduos experimentarão o mesmo resultado somente quando suas consciências vibrarem numa mesma taxa, porque quando dois indivíduos focalizam sua consciência na mesma parte do espectro energético da consciência, eles se tornam contemporâneos, eles não mais estão separados pela ilusão de espaço e tempo.
Para entender este conceito, primeiro vocês devem entender que vocês são seres multidimensionais vivendo simultaneamente em milhares de planos de existência paralelos sobrepostos.
Muitos de vocês são capazes de sentir isto, mas muitos pensam que têm um "eu-principal" (aquele que está lendo neste instante) e todos os "outros-eu" são menos reais. Quando, de fato, sua consciência é igualmente distribuída por todos os seus eus, tornando todos eles o seu "eu-principal".
Com uma simples decisão, vocês redirecionam sua consciência para um de seus "mil-eus". Quando isto ocorre, vocês não sentem nada, mas vocês – literalmente – se mudam para outro mundo. Tudo irá parecer como dez minutos atrás, vocês estarão morando na mesma casa, casados com a mesma pessoa, trabalhando no mesmo lugar, etc., mas do ponto de vista vibracional, todas essas coisas são totalmente novas, já que vocês agora estão vivendo num mundo novo.
O modelo de universos paralelos sobrepostos foi projetado pelo Criador com o propósito de enriquecer a experiência da sua alma, agora, depende do seu livre-arbítrio decidir qual deles você irá acompanhar na mudança de 2012 com total consciência.
Por exemplo, você e seu vizinho não terão a mesma experiência.
Cada um de vocês irá continuar vivendo em Terras diferentes.
Todos aqueles que não têm a mesma taxa vibratória que você, simplesmente desaparecerão da sua realidade.
É por isso que a maioria das "previsões" feitas ultimamente não acontece, porque uma previsão é feita num ponto específico do campo vetor, onde a atenção daquele que faz a previsão está integrada com sua consciência, mas um segundo depois ele e, o mais importante, você mudaram sua consciência para um "outro-eu", e agora você está vivendo em outra vida paralela, onde o resultado da previsão não irá ocorrer.
Sua consciência é o que determina em qual vida você vive neste instante, e suas crenças é o que fixa a consciência em determinada parte da vida.
Se você acredita que o ano 2012 marca o fim da humanidade, então você experimentará algum tipo de fim. Por outro lado, se você acredita que em 2012 começará a colheita da ascensão, então você experimentará algum tipo de começo.
Lembrem-se, seu padrão de pensamento cria sensações, suas sensações criam emoções, e suas emoções criam a sua realidade.
Pergunta: Você mencionou muitas vezes que nós devemos deixar o medo para trás, um leitor da Austrália perguntou: Como se substitui o Medo pelo Amor?
O Amor é um presente do alto e existe além da dualidade.
Não há como substituir um pelo outro; isto precisa ser profundamente entendido.
Medo e Amor não são coisas diferentes; eles são qualidades diferentes da mesma energia.
O Medo é o aspecto negativo do Amor. Se as vibrações mais altas da energia primitiva não fluírem através do seu campo energético, essa energia se torna Medo. Se à parte mais alta do espectro de frequências for permitido fluir, o Medo desaparece e o Amor permanece.
A ideia de Medo e Amor serem duas coisas diferentes foi enraizada na mente coletiva através de eras com o único propósito de escravizar a humanidade, porque um indivíduo não pode ser reduzido à escravidão se ele entender que o Medo e o Amor são a mesma energia e tudo depende de qual parte do espectro ele focaliza.
Quando dois indivíduos se focalizam na mesma parte do espectro energético, eles não mais estão separados, eles são um. As vibrações do amor ajudam vocês a se mesclarem com os outros.
Pergunta: Você mencionou que nosso DNA está sendo ativado através de feixes de energia de alta vibração dispensados na Terra, um leitor da França gostaria de saber quantos dos doze filamentos de DNA podem ser ativados no presente estado da consciência humana.
Os seres humanos de terceira dimensão são potencialmente capazes de ativar inúmeros filamentos de DNA, entretanto, no presente momento da evolução humana há 144 filamentos principais que precisariam ser ativados para despertar seu total potencial humano.
O Grande Diretor Divino e o Conselho dos Senhores do Karma fixaram o número de filamentos neste ponto específico da linha evolucionária em 144. Além desses 144 filamentos, há um pacote de upgrade de 144 mil filamentos de DNA "galácticos" disponíveis neste momento.
Pergunta: Um leitor da Rússia perguntou: Quanto mais eu avanço no caminho espiritual, mais inseguro me sinto. O que estou fazendo errado?
Você não está fazendo nada errado, simplesmente você pode sentir que essa real segurança não existe.
Segurança nada significa além da condescendência com as circunstâncias de sua realidade. É meramente um ideal implantado em sua mente para fazê-lo temer o desconhecido, pois, se você permanecer no conhecido, não haverá crescimento. Quando você penetra no desconhecido e acolhe a incerteza, você realiza um avanço espetacular na abertura de portas para o seu real Eu e seu papel no Plano Divino.
Amados Irmãos e Irmãs da Terra, vocês estão vivendo em tempos incríveis!
As energias dispensadas na Terra estão aumentando significantemente a cada novo dia, o DNA dos recém-nascidos contém informação genética jamais vista na Terra, e seus cientistas podem confirmar a presença de um novo filamento ativo de DNA em muitos recém-nascidos.
(*) Nota do Tradutor: leia sobre isso no link abaixo:
http://www.dihitt.com.br/noticia/descobertos-genes-de-ets-em-dna-humano
Seus céus estão cheios de "luzes" vistas por milhares de pessoas em bases diárias.
A consciência coletiva está criando novas conexões entre indivíduos que pertencem ao mesmo "grupo de alma", independente da distância física entre eles. Habilidades telepáticas agora estão disponíveis para praticamente todos. Seu corpo energético começou a se lembrar do seu potencial e está ativando suas capacidades de autocura.
Mais e mais indivíduos entendem que eles têm um contrato de vida para cumprir, e estão mudando suas atitudes em relação à vida, mudando todo o mundo no qual eles vivem. Muitos, muitos saíram de seu condicionamento, e podem ver a liberdade total apenas a alguns passos à frente. A maioria da sua coletividade está se desligando de todas as ideias fixas do passado, e um novo paradigma está nascendo.
A ideia de separação entre os indivíduos de sua coletividade está sumindo mais rápido do que vocês podem imaginar, suas almas começaram a se lembrar que a separação só existe na superfície, e lá no fundo, vocês (nós) são todos Um.
O ciclo da limitação está se aproximando do fim.
Realmente são tempos incríveis para a Raça Humana!
Mas novas oportunidades trazem novas responsabilidades.
Olhem em volta, o que vocês têm feito agora parece ser insuficiente.
É hora de produzir alguma coisa nova, um novo começo na jornada, um novo princípio. Vocês se prepararam através de muitas vidas para este momento, não o percam.
É hora para a co-criação deliberada do seu futuro. O segredo da co-criação de toda uma nova realidade é simplesmente dividir grandes metas em séries de pequenas metas. A cada pequena realização, a meta final estará mais próxima. Seja uma pessoa de ação, somente indivíduos com ações orientadas fazem as coisas acontecerem.
Não esperem até amanhã.
Hoje é um bom dia para começar.
Comecem por confiar em vocês mesmos, em seu potencial, em sua conexão com o Tudo Que É, e no seu absolutamente insubstituível papel no Plano Divino.
Quando vocês confiarem sinceramente em si mesmos, sua consciência os levará a viver uma vida que é honrada e significativa!
EU SOU Emmanuel