quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bloqueios que diminuem o Apetite Sexual



Casa para organizar, estudos, trabalho excessivo, cuidados com o marido, filhos ou qualquer outra atividade urgente que fazem parte da demanda de uma mulher moderna, nos fazem entender a razão pela queda da libido.

O cérebro tem importante papel no processo de excitação, todas as sensações, estímulos, desejos passam por ele para depois mandar sinais pelo corpo, por este motivo os problemas e excesso de pensamentos acabam por se tornar um grande vilão na libido da mulher, que não se desligam para dar abertura aos prazeres da vida, assim como o sexo.


Concentre-se no Sexo

Estimular a concentração para tentar se desliga dos pensamentos excessivos é um ótimo começo para combater este mau. Procure relaxar e se com concentrar em cada gesto, voz, cheiro e movimento que seu parceiro produz, somente deixe fluir pensamentos proporcionados por esta sensação. Deixe-se envolver, se solte, procure neste momento sentir  amor por você mesma.


As possiveis causas desse mau

Os fatores psicológicos que desencadeiam a diminuição da libido pode ser por problemas simples, como o inicio do casamento, onde a mulher sente muita responsabilidade ou medo, se sentir cobrada pelo parceiro, traições, parto mal sucedido ou ainda a diminuição da libido  poderá ter um causador mais forte, que é o trauma em algum momento da vida, como ver uma cena mais forte, uma relação sexual mais agressiva, cada mulher terá um motivo diferente que a incomodará, este causador poderá ser consciente ou inconsciente, podendo até mesmo causar modificações físicas na vagina, de uma tensão muscular a até mesmo uma anorgasmia ou vaginismo.

Anorgasmia e o vaginismo são disfunções sexuais de causas psicológicas, como já foram citadas, no caso da anorgasmia é o nome dado para a disfunção de não se ter orgasmo, já o vaginismo se trata de contração involuntária dos músculos da vagina, impossibilitando a penetração e causando dor na tentativa.

Ainda existem as vulvovaginites, como a candidiase por exemplo que podem ser responsáveis pela dor durante o ato sexual, causadas pela proliferação de fungos ou bactérias na flora vaginal que deixam a vagina muito sensível, podendo gerar dor a penetração, ou ainda somente a diminuição da lubrificação e a diminuição do prazer.

Doenças Sexualmente transmissíveis e qualquer interferência no trato urinário também podem gerar desconforto e ardência durante e após a relação sexual.

Segundo o Instituto Paulistano de Sexualidade, só na região da Grande São Paulo cerca de 360 mil mulheres não conseguem fazer sexo, por algum motivo psicológico ou disfunção física.


Sexo e Dor

Sentir dor durante o sexo é um indicio de que há algo errado com sua saúde física e ou mental. O sexo trás uma descarga de energia, que promove sensação de prazer, bem- estar e em um relacionamento é peça fundamental para uma união feliz. Portanto é necessário descobrir a causa e cuidar deste desconforto.

As dores durante o sexo são chamadas de dispareunia, e podem ser causadas por uma variedade de fatores. Muitas mulheres com medo do diagnóstico ou vergonha do parceiro, deixam de procurar ajuda e prolongam o sofrimento.


Sua conduta

O Instituto Paulistano de Sexualidade afirma diminuição da libido, assim como dor durante a relação sexual é um problema muito comum entre as mulheres, e não é necessário se temer, com um bom tratamento e dependendo de cada caso o resultado é muito rápido, e a libido retorna gradativamente. No entanto diminuição da libido é uma disfunção e deve ser procurado um médico para o diagnóstico, o encaminhamento para um Psicólogo e se for o caso de disfunção ginecológica um fisioterapeuta também se faz necessário.

A diminuição da libido quando não cuidada poderá gerar baixa autoestima e consequentemente podendo levar a uma depressão. 

8 comentários:

  1. (Recebido por e-mail exposto no Blog como anonimo para possibilitar a retirada de dúvidas de outras mulheres)

    . Roberta, tomei a liberdade de faze-lhe uma pergunta. Tenho 45 anos e ja estou passando pelo o climaterio,
    Onde tenho muita secura vaginal, uso ovestin para resolver o problema, mais me dar um determinado desconforto.
    acompalhado de prurido e ardor, Isto e normal? conversado com meu ginecologista ele falou que estou muito seca.
    Tiver candidiase recorrente onde fiz e continuo fazendo uma dieta alimentar cortei acucar, carboidratos e outros .
    Essas reacoes e normal ate normaliza esta secura vaginal?
    Eu tenho receio da candida voltar.
    Muito Obrigado
    Atenciosamente.

    Obs: Moro na Áustria mais os medicos daqui deixam a desejar.Nao confio neles.

    ResponderExcluir
  2. (Resposta por e-mail da Dra Roberta Struzani)

    Tudo bom? Primeiramente obrigada pelo carinho.
    **** é o seguinte se você sente o desconforto quando está aplicando o óvulo,
    podem ter duas causas aparentes, uma é que a dose pode estar sendo muito alta
    pra você e pode causar irritabilidade. Se for este o caso, converse com o seu médico,
    para que ele possa diminuir a dosagem. Eu ainda acredito mais em uma segunda hipótese.
    Justamente por você estar mais seca o liquido normal vaginal não existe para servir de
    lubrificante na hora da aplicação o que irá causar dor. Você pode então colocar um pouco
    de gel lubrificante antes de colocar o ovestin.

    Existem técnicas de exercícios ginecológicos para resolver sua secura, realizado por
    Fisioterapeutas Ginecológicos como eu. Um destes exercícios você poderá fazer com
    você mesma, para acelerar a produção de lubrificante natural. Chama-se massagem perineal,
    estou mandando em anexo a figura explicativa. Você introduzirá o polegar no canal vaginal,
    e fará movimentos em "U", bem na entradinha do canal.

    Quanto a candidíase você já tomou a iniciativa mais importante para cura,
    a mudança de hábitos, o remédio somente tira o sintomas não cura a causa.
    E eu acredito que enquanto você estiver seca a probabilidade de dar candidíase
    diminui.

    Desde que começou a apresentar estes sintomas de secura, ainda teve
    algum episódio de candidíase?

    A cândida pode gerar a secura, mas a secura não causa cândida.

    A cândida pode ainda não estar completamente curada, já que nem sempre ela apresenta sinais
    visuais, as vezes só mesmo alguns sintomas. E o climatério agrava este sintoma pela diminuição de estrogênio, mas
    que acaba por passar com os óvulos que está tomando.

    Se vier para o Brasil venha fazer um tratamento comigo, eu lhe indico muito a fisioterapia ginecológica.
    Com todo esse quadro, seria maravilhoso, e teria uma resposta muito rápida. Mas tenta procurar um bom
    fisioterapeuta ginecológico por ai. Quanto ao médico, procure conversar e buscar informações com ele o máximo possível, pois a pessoa que melhor pode tratá-la é você mesma e o único jeito para isso é através da informação.

    Espero ter ajudado,
    Estou ao seu dispor.

    Carinhosamente,
    Dra Roberta Struzani

    ResponderExcluir
  3. (Recebido por e-mail exposto no Blog como anonimo para possibilitar a retirada de dúvidas de outras mulheres)


    Oi Roberta, achei muito interessante a matéria, sofro muito com TPM e já fiz loucuras nesta fase. Portanto gostaria de saber como faço para obter o calendário e se possivel a palestra. Tem algum custo?
    bjos e muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TPM realmente diminui com o hábito dos Ciclos Menstruais e Ciclos Lunares, a palestra é Gratuita, o próximo encontro ocorrerá no Espaço Holos ao lado do do metrô Vila Mariana, nesta palestra você aprenderá direitinho como utilizar os Ciclos e acabar de uma vez por toda com a chatinha e as vezes tão má TPM.

      Excluir
    2. Olá Roberta tudo bem? Gostaria de participar da palestra no dia 08/06, é necessário fazer alguma inscrição? Moro em Tatuí e estarei me deslocando até o local para assistir a palestra.

      Grata

      Excluir
  4. olha vi a matéria no seu blog inclusive vc fez referencia a uma palestra e apostila, em outra ocasião vc me enviou o calendário desde então tenho feito meu diário pessoal, ja sei inclusive qual é o meu ciclo mas gostaria muito de ver sua palestra.

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberta, tudo bem? Gostei muito da matéria, me tiraram muitas dúvidas, mas ainda não sei o que fazer. A muito tempo não sinto vontade de ter relação com meu parceiro, já fui a ginecologista, mudei de pílulas várias vezes, mas nada resolveu,tenho 18 anos e já passei por muitos problemas com meu marido e tive um parto cesário, às vezes acho que meu problema é psicológico, mas não tenho certeza. Será que você poderia me ajudar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Dra Roberta td bem ???
    Sofri um aborto a uns anos atras e desde essa época não consigo fazer sexo
    minha vagina não contrai, sinto muita dor na penetração e o pênis não entra, ja fui no ginecologista ele diz que ta tudo normal mas não aguento mais essa situação parece que tem algo que bloqueia a entrada. O que eu faço desde que perdi o bebe com uns 2 meses nem isso estou com este distúrbio desde que retornei a minha vida ativa novamente e devido a dor tenho medo de tentar, não tenho mais vontade e existe este bloqueio. O que sera isso??

    ResponderExcluir