quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Coisas que não se pode fazer no sexo

Coisas que você nem imagina podem comprometer sua saúde intima, assim como produtos equivocados e hábitos inadequados


A vagina é uma área bastante sensível, digamos que é um órgão semelhante aos órgãos internos, que está exposto para fora, suscetível a todos os agentes externos, por tanto merece um cuidado todo especial.

Fonte de imagem: bolsa de mulher


1. Sorvete, chocolate e doces em geral colocados na região intima feminina:
Práticas excitantes como sorvete, chocolates e doces em geral colocados na vagina é uma prática não indicada, altera o PH da vagina, que pode até mesmo causar candidíase. Vou explicar o porque: A camada que protege a vagina chamada epitélio carrega em si uma caracteristica muitissimo interessante, é rico em glicogênio, e esse é o segredo. O glicogênio dentro da vagina se transforma em glicose (ou seja açucar) - já ouviu falar?: "você tem um gostinho doce.", pois é por isso. Na flora vaginal é transformado em ácido láctico (substância do leite), tornando o PH da vagina ácido, e é essa acidez que protege a sua vagina de infecções assim como protege ela das bactérias, fungos em gerais e também previnem com isso o tipico mau cheiro tão comum em alguns mulheres, ou comum em períodos menstruais. 

2. Creme de depilação na região intima:
A dermatologista Juliana Jordão explica que o creme depilatório derrete os pelos, para isso eles possuem substancias quimicas muito fortes que facilmente irritam a pele, mesmo que a pessoa nunca tenha tido alergia ela pode em algum momento começar a ter, isso causa vermelhidão, dor, inchaço e até feridas, na vulva feridas podem ser bastante perigoso causando infecção ou maior propensão a doenças muito mais fácil. Por tanto evite de passar creme de depilação na região intima. 

3. Descolorante de pelos:
Assim como o creme depilatório cheio de substâncias quimicas, pode causar irritação fácil e descamar a pele e o sebo de proteção da região. 

4. Sabonete comum na região intima:
O PH vaginal é diferente de todo o corpo, ele é mais ácido e essa acidez como já foi dito anteriormente serve como proteção contra bactérias, quando é usado um sabonete comum na genital o PH fica eucalino e suscetivel a bactérias, assim como diminui a imunidade e as bactérias que estavam sendo combatidas ganham mais força, causando mau cheiro, doenças, candidiase e até mesmo infecção. É importante usar sabonete exclusivamente intimo. 

5. Excesso de sabonete intimo:
Assim como a falta de sabonete intimo pode ser prejudicial o excesso também é, aumenta demais a acidez, alterando o PH e também agredindo a região. Usar sabonete intimo uma unica vez por dia é suficiente. 

6. Relação anal e em seguida vaginal:
O pênis quando colocado no anus mesmo que seja somente na entrada sem de fato introduzir,não pode ser colocado em seguida no canal vaginal sem que seja limpo antes. A flora intestinal é diferente da flora vaginal, e bactérias que são fundamentais para proteção da flora intestinal (bactéria e-coli)  quando encontradas na vagina ou uretra podem causar infecção e diminuir a proteção vaginal. Portanto se você prática sexo anal, deixe um lenço umedecido intimo do lado e quando for o caso limpe o penis com ele antes de iniciar a relação vaginal. 

7. Limpeza tipica com papel higienico após urinar de trás pra frente (errado):
Após urinar a vulva deve ser limpa de frente para trás, evitando assim levar a bactéria e-coli já citada anteriormente, do anus para vagina e uretra. 

8. Não utilize O.B. absorvente interno em todos seus ciclos:
O absorvente interno foi fabricado na ideia de que em casos esporádicos como por exemplo quando for se entrar na piscina, pudesse cessar a menstruação pra não vazar e constranger. No entanto com o passar dos tempos se tornou uma opção de absorventes a ser usado todos os ciclos, os fabricantes não divulgam, é claro, porque a venda excessiva é milionária, mas esse absorvente, assim como o externo possui muitas substancias químicas tóxicas para evitar mau cheiro, absorver todo sangue, deixar com cheirinho agradável e tudo isso é prejudicial a saúde intima, podendo até causar cancer de colo de útero a longo prazo. Indico que utilize COLETOR MENSTRUAL ou ECO-ABSORVENTES.








terça-feira, 20 de outubro de 2015

O sexo muda a sua vagina? 

Ela alarga ou incha? Não modifica? Mito ou Verdade?



Fonte de imagem: sweet.station.com
Você já deve ter ouvido falar que meninas novinhas que não fizeram muito sexo são mais apertadinhas, ou ainda que mulheres depois que tem filhos ficam mais largas, que pênis grande pode alargar mais o canal vaginal, ou fazer sexo demais. Em uma entrevista à Women`s Health norte- americana, a médica ginecologista Lauren Streicher dá sua opinião quanto esse assunto, e eu Roberta Struzani fisioterapeuta ginecológico defendo a mesma opinião e clareio mais o assunto nessa matéria.

"O canal vaginal é constituído de tecido elástico e se expande para acomodar qualquer tamanho de pênis, nem mesmo o maior pênis se compara ao tamanho da cabeça de um bebê,portanto a estrutura feminina é feita para naturalmente acomodar um pênis independente de seu tamanho ou do seu calibre.

No entanto o tamanho do pênis pode causar algum desconforto para mulheres que tem o útero mais baixo, mas ainda assim o fortalecimento da musculatura vaginal com a técnica do POMPOARISMO por exemplo, suspenderá os órgãos mais no alto, evitando a sua queda e causando menor desconforto ou nenhum desconforto.

Em resposta a excitação da mulher a vagina começa a se modificar para acomodar o pênis e para que a relação sexual seja o máximo possível prazerosa, sendo assim destaco aqui a prova de que nosso corpo foi feito para sentir esse prazer e o quanto isso é divino. Então permita-se! Continuando, as modificações vaginais nessa hora são além da óbvia lubrificação para facilitar a penetração, o útero sobe um pouco, o que faz com que o tamanho da vagina aumente e as paredes se alargam um pouco.

Mas no momento de resolução sexual, quando o sexo termina o canal vaginal vai retornando aos poucos ao seu tamanho normal, e tudo retorna ao normal, ou seja a vagina não se alarga ou se modifica com o sexo, e nem mesmo com o parto normal como muitos acreditam, o que acontece é o tempo e a falta de exercícios vaginais que vai enfraquecendo cada vez a musculatura vaginal (MAP), causando uma frouxidão, alargamento, baixa do útero, diminuição da sensibilidade e do prazer, tensão muscular que por sua vez causa desconforto, e todos esses problemas sexuais então são facilmente resolvidos com exercícios.

Sendo assim sua vagina será a mesma que o inicio da sua vida sexual se você realizar exercícios vaginais, como é o exemplo do POMPOARISMO. E melhor noticia que essa, é que por se tratar de uma musculatura pequena, o resultado já é percebido em uma semana de treino diário.

Já que estamos falando de tamanho e de largura, vou citar aqui como são essas variaveis em todas nós.

fonte de imagem: google
A verdade é que todas as mulheres possuem uma vagina diferente, e não existe um padrão,embora exista uma tendencia que varia de raça pra raça como por exemplo caucasianas, negras, orientais. As vaginas das mulheres se diferencial em comprimento e largura, e durante a excitação também se modifica, algumas mais outras menos.

Em média o comprimento da vagina varia de 6, 86 a 14,79 cm, e a largura de 4,7 á 6,3 cm, e o diâmetro do intróito de 2,39 á 6,45 cm.

É normal se sentir mais larga após o sexo?

Sim, Lauren afirma que essa sensação é normal, sua vagina acabou de se expandir e aumentar para acomodar o pênis, alem do tecido ser elástico e ir se acomodando conforme o ato sexual, portanto até que ela volte ao normal levará de minutos até horas.

No entanto se você sentir que há algo de errado no tamanho da sua vagina, o problema certamente está na musculatura e eu recomendo que você busque pela prática do POMPOARISMO, ou ainda uma CONSULTA INTIMA, fisioterapia ginecológica.

E quando a vagina envelhece?

Fonte: Google 
Assim como todo o corpo a sua vagina também irá envelhecer, e sendo assim sua vagina mudará aos 20, 30, 40 anos, ela ficará mais escura graças a mudança hormonal, o estrogênio diminui com isso a força muscular também diminuirá, e a bexiga desce um pouco se não houver exercícios,isso tudo mudará sua vagina. No entanto assim como foi dito anteriormente, para o envelhecimento também não será diferente, os exercícios, assim como a frequencia de sexo podem retardar esse processo e até mesmo prevenir totalmente, pois ambos aumentam o estrogênio, que melhora a aparencia de toda vulva e vagina, melhora a circulação sanguinea, a lubrificação e também a força muscular, tornando a vagina sempre forte e confortável para acoplar o pênis e trazer muito prazer para ambos.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sabonete íntimo feminino

A arma que você precisa pra manter sua "menininha" longe de bactérias, saudável e cheirosa. 


Até pouco tempo não existiam sabonetes intimos, as mulheres lavavam a região intima com sabonetes normais (o que é um pecado, porque tira a proteção intima), ou elas usavam sabonetes neutros (sabão de coco ou sabonete de bebe), mas a nossa genital não tem PH neutro, por tanto a industria de cosméticos logo tratou de criar um sabonete exclusivamente intimo. 

Para ser mais exata, se lhe interessa saber o PH da nossa genital é de 3,8 a 4,2, ou seja é ácido e não neutro, isso porque o PH ácido combate mais fácilmente as bactérias que podem se proliferar nessa região, sendo assim quando você utiliza um outro sabonete nessa região você tira a proteção natural, e faz um ingenuo convite para que as bactérias se proliferem, daí se iniciam os sintomas como mau cheiro, corrimento, umidade excessiva, coceira, vermelhidão, se você costuma ter esses sintomas, já sabe o que está acontecendo então. ;)

Em contrapartida se começa a utilizar o sabonete intimo, você ajuda a sua região intima a combater as bactérias e evitar fungos e bactérias a se proliferar, consequentemente evita estes sintomas que citei, ou literalmente os trata. 

Atualmente existem muitas opções de sabonetes intimos, vendidos por marcas farmaceuticas, de cosméticos, produtos eróticos, na foto abaixo vocês podem ver alguns. Eu testei e ainda testo todos os possiveis sabonetes, tanto comigo, quanto com pacientes e ainda recebo depoimentos de leitoras, você pode fazer o mesmo nos comentários, dizendo qual sabonete usa ou usou e o que acha. Eu citarei alguns dos meus preferidos. 

Adicionar legenda
Lenços umedecidos para limpeza intima, é maravilhoso sempre ando com eles na bolsa, pra me higienizar durante o dia, quando estou na rua, antes e após as relações. Super recomendo. Já a ducha intima, não recomendo pois tira a proteção natural da vagina. Água dentro não! No entanto em casos exporadicos uma vez por mes por exemplo, não tem risco, a ducha eu utilizo no ultimo dia de menstruação, pra limpar de vez aquele finalzinho de sangue mais escuro, marronzinho sabe?!



Esse especificamente serve pra lavar a calçinha no chuveiro, e recomendo muito, pois as bactérias normalmente ficam na calçinha ainda mais com o vapor do chuveiro, portanto lave a calçinha com esse produto no chuveiro, mas coloque pra secar fora do banheiro e longe do vapor. 
Pela quantidade, é um dos mais economicos, e muito vendido. 



É muito cheiroso, mas quanto mais cheiro maior a tendencia de irritações.
Este é de longe o que mais gosto. É muito refrescante, dá uma sensação de limpeza, literalmente. 

Aqui estão uma infinidades deles que você encontrará por ai.

o dermacyd é o mais conhecido, um dos primeiros, é gostosinho, bem preventivo contra bactérias, PH vaginal, básico. 







Existem diferentes preços de sabonetes intimos, mas se você achar que o orçamento não cabe no seu bolso, uma dica caseira que também servirá pra manter o PH natural da sua vagina e protege-la das bactérias, fungos do mesmo jeito é: enxaguar a região intima com água e vinagre, preferencialmente de maça, média de 200 ml de água, pra 1 colher de sopa de vinagre.

A maior parte dos sabonetes intimos apelam pro perfume do sabonete intimu, pois toda mulher tem o hábito de abrir os produtos pelo mercado e escolher pelo cheiro,não é mesmo? Amaciante, produtos de limpeza em geral, desodorante e com o sabonete intimo que a principal intenção é deixar a região intima cheirosinha, não iria ser diferente. No entanto quanto maior o cheiro, maior as chances de trazer irritação para as que já tem uma tendencia a irritação, por tanto fique esperta. Mas se esse não for seu caso, não tem problema de optar por um que a deixe mais cheirosinha. 

O importante é que o sabonete intimo mantenha o PH vaginal ácido, para prevenir as bactérias, a nossa vagina possui uma flora protetora, onde vivem os lactobacilos acidófilos, também conhecidos como bacilos de Doderlein são quem protegem nossa vagina, e eles precisam do PH acido. Quanto mais ácido mais esses soldadinhos conseguem combater as bactérias, pra isso é preciso também estar com uma boa imunidade. E por via de curiosidade o yakult também ajuda a aumentar esses tais soldadinhos, lembra "lactobacilos vivos". 

No entanto, PH ácido demais pode facilitar a proliferação de fungos, por tanto não exagere no uso dos sabonetes, uma vez por dia ou duas durante o banho está de bom tamanho, e uma pequena quantidade na palma das mãos. 


Outras dicas pra acompanhar esse novo hábito de cuidado intimo:

- Não use calça muito justa, e que abafem demais essa região;

- Prefira roupas mais confortaveis;

- Calçinha de algodão é melhor, no entanto se você já for muito umida procure notar se a calçinha de algodão não aumenta a umidade, trás coceira ou irritação, pois o algodão segura mais as bactérias, embora permita maior ventilação, então nem sempre é a melhor opção, embora os ginecologistas em geral costumam insistir nesse ponto. Na minha prática clinica testei com algumas pacientes o oposto, "não uso da calcinha de algodão" e para as mais umidas funcionou. 

- Muitos ginecologistas também insistem em dizer que não se pode depilar toda genital, mas isso é um "mito", os pelos servem como proteção sim, até mesmo do impacto do sexo, mais hoje já não fazem diferença e os pelos ainda podem segurar impurezas, você percebe isso facilmente. Pois quando está depilada, parece mais limpa, a pele fica mais lisa e o cheiro fica mais suave, certo? 

- Dormir sem calçinha, se não der sempre, que faça pelo menos de vez em quando, para arejar a região, já que bactérias e fungos gostam de lugares quentes, e para aquelas que como eu tem o sangue mais quente e a genital está sempre pegando fogo rsrs =D, então fique o máximo possivel sem calçinha e tente ventilar o máximo possivel essa região, até mesmo com secador de cabelo no modo frio, de vez em quando.  

- Você já sabia que lavar a mão depois de usar o banheiro era modos básicos de higiene, o que você não sabia, é que lavar a mão antes de usar o banheiro é mais higienico e preventivo pra sua saúde do que depois. Digamos que lavar a mão antes é um cuidado com você, lavar a mão depois é um cuidado com os outros. ;)

- Absorvente interno, não é uma opção a mais de absorventes, ele foi feito pra casos em especifico, como por exemplo quando for entrar na piscina. Hoje em dia as mulheres escolhem se usam o externo ou interno. Mas o absorvente interno, irrita a pele, obstrui os poros, tem muitas tóxinas direto na parte interna o que pode gerar posteriormente até mesmo cancer no colo do útero. 

- Quando usar o absorvente externo trocar pelo menos de 3 em 3 horas;

- Mas eu indico mesmo que utilize o copo menstrual ou absorvente de tecido lavavel e reutilizavel que você mesma pode fazer em casa (se quiserem, escrevam nos comentários e eu faço uma matéria as ensinando a fazer o absorvente em casa);

- Use mais saias e vestidos pra ventilar a região genital, eu utilizo muuuuitooo, quem me conhece sabe. Pois alem de ventilar bastante a região intima, também era um hábito milenar de muitas mulheres antigas e sabias, pois elas acreditavam que isso as colocava em contato com a terra e nos deixa mais femininas, assim como também já ouvi falar que nos deixa mais poderosas e respeitadas, faça o teste, os dias que uso vestido percebo isso com todos, de fato. 

- Nos dias de calor, tomar banho ao acordar e ao dormir, que a região intima está mais umida. 

- Tomar pelo menos 1 yakult por dia;

- Banho de acento de vez em quando, para manter-se limpinha e saudável. Dica: 10 gotas de óleo de sandalo diluida em no mininmo 2 litros de água.