sexta-feira, 15 de junho de 2012

Representação do Sagrado Ventre Feminino



Ventre 
Fisicamente é um dos aparelhos reprodutores femininos, sua principal função é receber o embrião que se desenvolverá ali dentro até o nascimento, durante o nascimento o útero exerce a função de através de contrações expulsar o bebê. Órgão bem flexível se expande várias vezes mais para acomodar o feto.
Sabendo que nosso corpo é um ciclo infindável de ligação com o mental, emocional e espiritual, que outra função exerce o nosso ventre? Todas as experiências familiares, afetivas e sexuais são guardadas dentro do ventre, sendo assim a mulher que passa por sofrimento físico, moral ou afetivo vai acabar desenvolvendo desequilíbrio e doenças em seu ventre assim como também em sua vagina.
Como faço para curar as feridas e desequilíbrios já causados no meu ventre, ou evitar que estados emocionais que vivi ou estou vivendo afete meu Ventre? 
O nosso inconsciente não sabe diferenciar passado e presente, o que significa que tudo o que passamos, que já sofremos um dia, se não foi bem resolvido irá trazer suas consequências. Uma dica é sempre conversar com nós mesmas, assim como conversar com o ventre, tomar consciência de todas as coisas que guardamos dentro de nós, que pode estar nos afetando, a outra dica mais abrangente para curar e proporcionar saúde ao ventre é relembrar as práticas ancestrais que você guarda em seus códigos genéticos, práticas estas de purificação, proteção contra agressões externas e internas ao nosso ventre.
E para que eu vou querer trabalhar a energia do meu ventre?
A principio para curar e prevenir doenças femininas e em segundo isso irá lhe proporcionar maior poder feminino, sensualidade, auto estima, magnetismo, maior potencia sexual, assim como a falta de vitalidade do ventre irá diminuir todos os citados acima, lhe causando falta de auto confiança, mudança de personalidade e fraquezas em suas atitudes.
 Mesmo que seu ventre não tenha manifestado um problema físico, é possível que ele esteja ferido. O cuidado com o seu ventre irá lhe transformar de uma mulher ferida em um Ser Sagrado e forte, substituindo o medo, a fraqueza e a inconsciência em força, criatividade e sabedoria. 
Depois de tomar consciência a mulher irá defender seu ventre de abusos, venenos, invasões e ações negativas, saberá anular os registros nocivos do seu passado. 

Trabalhos de Cura com o Ventre 

- Práticas de Purificação e Campo Áurico de Proteção ao Ventre; 
- Afirmações Positivas Repetitivas;
- Energização;
- Alimentação Saudável;
- Comportamento Saudável;
- Exercícios Físicos;
- Conexão com os protetores espirituais, animais de poder, arquétipos Divinos e elementais;
- Consciência de toda história do seu Ventre e a Cura adequada dele; 

Exercício de Diálogo com o Ventre

Aqui eu passo um exercício para que vocês realizem em casa. Exercício que não exige nada mais que concentração e um tempinho sozinha, além de fácil é um exercício que considero fundamental.
Tome nota de que nada irá lhe incomodar, coloque uma música gostosa, se for possível tome um banho antes e melhor ainda um banho de rosas.
 Acomode-se comece respirando profundamente, concentre-se e centre-se no eixo do seu ser, busque conectar-se com o seu Eu mais profundo, com seu Self, coloque a mão abaixo do umbigo, então do seu jeito, da forma que preferir, diga:
 - Ola Ventre, tudo bom? Você sempre ai quietinho, trabalhando todos os dias e nunca conversamos não é mesmo? Este dia pode ser hoje, o que acha? Eu gostaria de saber como você se sente, o que e quem é você, como podemos nos tornar mais íntimos. Ventre me revele as memórias que tu guarda dentro de ti, memórias estas que devem ser relembradas e transmutadas...

Em uma conversa, onde você fala e se deixa escutar, procure fazer as seguintes perguntas:
- Me conte sua história ventre...
- Existe alguma disfunção, dor ou doença manifestada em você?
- O que eu faço que silencia sua voz (comida, droga, sexo, consumismo, acomodação, trabalho, doenças...)
- Quais foram os choques físicos, emocionais absorvidos por ti ventre.
- Primeira experiencia sexual
- Sua atitude sexual (ativa, passiva, reprimida, indiferente, agressiva)
- Se engravidou, deu a luz, como foi a experiência
- O que ele sente aos homens que passaram pela sua vida
- Quais foram os homens que entraram neste seu espaço sagrado, o que seu ventre sentiu ou ainda sente em relação a eles
- Se sofreu algum abuso sexual, o seu ventre ainda sente?
- O que seu ventre sente quanto ao seu sexo, faz sexo ou faz amor.
  Tudo o que vier a mais o que fluir para perguntar, mas não se preocupe em fazer todas estas perguntas. O seu ventre está sempre ai e oportunidades não faltaram, faça de forma bem natural e respeite o seu momento. 
 O ventre sem dúvida falará com você, acredite, lhe fazendo revelações de sua vida, para te auxiliar em todo processo de cura, dele, do seu corpo e do seu psicológico.
 É interessante você anotar tudo o que sentiu e o que descobriu, para daqui um tempo perceber o quanto evoluiu. 

Desejo muita luz em seu ventre e bastante descobertas para você. 










COLETOR MENSTRUAL PODE SUBSTITUIR ABSORVENTES


Conheça essa opção sustentável que vem se popularizando no Brasil
O coletor menstrual é uma tecnologia íntima bastante conhecida na Europa há mais de 80 anos, e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Trata-se de um copo de silicone medicinal hipoalérgico e antibacteriano, ajustável ao corpo, que coleta o sangue da menstruação sem deixar vazar.
Também conhecido como copo menstrual, o instrumento é confortável e se adapta facilmente ao corpo feminino, devido ao seu material flexível. Ao ser introduzido no canal vaginal, forma um vácuo, que impede a entrada de ar, evitando vazamento e mau odor - já que o sangue menstrual só produz cheiro quando entra em contato com o ar. Isso permite que as mulheres possam finalmente dar adeus aos absorventes ou a qualquer tipo de tampão íntimo durante o período menstrual, ficando livres de alergias e poupando o dinheiro gasto com absorventes.

COLETOR X ABSORVENTES

O copo menstrual possibilita a livre movimentação e a prática de atividades físicas (inclusive natação) sem incômodos ou vazamento. Também vale lembrar que alguns absorventes externos fazem uso de componentes perfumados - para evitar o mau cheiro - que podem trazer irritação para o órgão genital. Ou seja, as mulheres que têm alergia aos componentes dos absorventes externos ou internos não correm o mesmo risco com este novo método, já que o coletor é feito somente de silicone medicinal.
As mulheres que tendem a ter infecções vaginais com frequência não precisam se preocupar com o coletor. Este tipo de problema costuma se agravar com o uso dos absorventes internos, que absorvem o sangue, mas continuam mantendo-o em contato com a pele, aumentando o risco de infecções. Já os coletores, apesar de também serem internos, não absorvem o sangue, que passa a ficar em contato com o recipiente e não com a pele. Sendo assim, o risco de infecção é bem baixo, e seu uso recomendado por diversos ginecologistas.
O coletor menstrual funciona como um copinho, que é inserido na vagina e recolhe o fluxo menstrual. Ele é feito normalmente de silicone medicinal e, por isso, é bem flexível. Seu formato parece um cálice, cuja haste fica próxima do final da vagina. O objetivo é facilitar a retirada do coletor com as mãos. Como a única utilidade da haste é essa. Algumas mulheres, com boa habilidade da musculatura vaginal, cortam a haste por completo e expelem o copinho com a força do músculo.

UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

O coletor menstrual não é descartável, podendo ser usado durante 4 a 10 anos, dependendo do cuidado dispensado ao produto. Ou seja, o copo é reutilizável durante todo período menstrual, só precisa ser lavado a cada doze horas , mesmo para quem tem o fluxo forte, e ainda pode ser usado no próximo ciclo. A higienização do coletor é feita de maneira bem simples, lavando apenas com água. No final do ciclo menstrual, o produto deve ser lavado com água fervente e, em seguida, guardado em local limpo.
As mulheres de hoje em dia estão ficando cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida e com a substituição do tóxico e do sintético pelo natural e saudável. Um dado interessante é que cada mulher utiliza em média uma tonelada de absorventes durante toda a sua vida, e cada um levará cerca de 100 anos para se degradar por completo na natureza. Já o coletor pode ser utilizado durante anos, resultando em uma interferência ambiental incomparavelmente menor.
Uma pesquisa realizada pela Fine Marketing, encomendada pela marca brasileira líder no mercado de coletores menstruais, apontou que 83% das mulheres entrevistadas aprovaram o produto e aderiram ao hábito. O estudo foi feito com 146 mulheres, em julho de 2011, no Brasil. As entrevistadas não conheciam o coletor até então, e ainda utilizavam absorventes externos e internos.

CURIOSIDADE

Historicamente o absorvente feminino passou por várias modificações. Dizem que na Grécia antiga as mulheres chegaram a usar um pedaço de madeira envolto por um paninho, que era introduzido na vagina. No início do século XX eram utilizadas toalhas e fraldas, e só depois surgiram os absorventes que conhecemos hoje, que por sua vez foram evoluindo para absorventes com abas, com aroma e revolucionando até o surgimento do coletor menstrual.
Mas antes de iniciar o uso dos coletores, é importante consultar seu médico. A Drª. Cátia Chuba, médica ginecologista, nos alerta sobre as restrições do uso do coletor: "Em mulheres que nunca tiveram relação sexual, a inserção e a retirada do coletor pode eventualmente causar o rompimento do hímen. E, por esse motivo, o uso não é recomendado. Também não indico utilizar o produto no pós-parto, já que o corpo da mulher leva um tempo para se recuperar. Nessa fase, o colo do útero pode ainda não estar completamente fechado, podendo causar inflamação. A partir da primeira menstruação, depois da quarentena, o coletor já poderá ser utilizado. Tirando essas duas contraindicações, eu indico o uso do coletor menstrual. Afinal, o produto traz diversos benefícios, como todos que já foram citados. Além disso, também oferece conforto e praticidade, não altera o PH da flora vaginal, e possibilita uma melhor ventilação na região - diferente dos outros absorventes externos e internos. O coletor ainda é fácil de carregar e de higienizar", explica a especialista.
--> Minha matéria da Revista Personare, ai vai o link para quem quiser ler no Portal Personare e ver as outras matérias.
http://www.personare.com.br/roberta-struzani-55


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Roda de Mulheres






Em breve estarei iniciando no parque da juventude ao lado do metrô Carandiru em São Paulo, encontros todo primeiro domingo do mês, para mulheres convidadas e quem queira participar com a gente. O intuito destes encontros é de nos encontrarmos em nossa mais pura essência, evoluindo espiritualmente e como seres terrenos, sabendo valorizar toda singularidade do nosso corpo e alma feminina.

Dentro de um círculo em comunhão (temenos) forma-se uma atmosfera protetora e acolhedora que permite as mulheres se sentirem a vontade para falar, sentir, transmutar e curar-se, descobrindo seus medos e botando suas armas no chão, prontas para adentrar na plenitude de suas almas, apreciando os mistérios deste sagrado feminino que existe dentro de nós.

Todas as mulheres que seguem a Antiga tradição seja através da instrução, da cura, da interação e conexão com os recursos para o poder próprio, seja qual for o papel exercido dentro desta trilha, todas carregamos o mesmo desafio e responsabilidade, entrarmos no mundo de energias dos Seres da Natureza, sabendo que todos nós fazemos parte da mesma teia cósmica, para este fim não utilizamos rituais, consagrações, simbologia ou mitologia, mas sim um ligado que todas nós carregamos aqui dentro, que é a inspiração que vem da alma, a canção que se escuta sem saber de onde vem, é o chamado, a premonição, a luz que se vê no meio da escuridão, o calor que se sente enquanto o corpo estremesse de frio, a vontade de resplandecer a totalidade, a flor de luz que existe em cada ser.

A espiritualidade feminina encoraja as mulheres a apreciar seus corpos, independente como são, cuidando de sua saúde e condição física, aderindo métodos naturais como: meditação, dança, massagens, ervas, florais, aderir ao Diário da Lua Vermelha, aos comportamentos avaliados pelas suas Deusas Interiores, a prática do Pompoarismo, a celebração e conexão com as mudanças da Lua, assim como Rituais nas Mudanças de Estações e a percepção dessas mudanças em nós, aprender a utilizar o nosso sangue como códigos genéticos para conexão multidimensional um Santo Graal, despertar a intuição e a conexão com os elementais da natureza, assim como aprender a se conectar dentro da linguagem adequada com a natureza.

A proposta deste trabalho consiste em trazer de volta a mulher sua consciência ancestral já esquecida, ajudando- a a se encontrar dentro de si e exteriorizar com toda a força essa essência encontrada no seu interior, reconhecendo então o seu papel no mundo como ser humano, se familiarizando com a Deusa, linda mulher que caminha lado a lado dentro de você mesma nessa longa jornada que é a vida.

Como uma nova amiga me mandou por e-mail, que colocarei logo em baixo para que vocês leiam, em 2012 o planeta terra está passando por intensas mudanças e nós todos os seres que habitamos nele presenciaremos e faremos parte destas mudanças. Portanto a Roda de Mulheres trabalhará a nossa própria cura e processo de percepção e evolução espiritual nos preparando para esta mudança, assim como trabalharemos em prol do nosso planeta e de todos irmãos, irmãs e seres que estiverem precisando de nossa ajuda.

Todas as mulheres que se interessarem em ingressar nesta nave com a gente, mande-me um e-mail para iniciarmos a Roda e assim que ela começar todas estão convidadas a aparecer quando quiser todo primeiro domingo do mês, exceto feriados e datas comemorativas que o encontro passará para o próximo domingo. Os Rituais serão realizados em um sitio em Atibaia, e haverão possíveis viagens de vivências e consagrações.



Abaixo o e-mail que recebi da minha nova amiga Yvonne da qual falei pra vocês:

Amados Irmãos e Irmãs da Terra, nós dos Reinos Superiores estamos em grande alegria por testemunhar o nascimento da nova Gaia.
Esta é a primeira vez que um planeta inteiro tenta se duplicar num plano superior de existência no seu sistema solar.
A duplicação é a primeira etapa do processo de ascensão de Gaia, e, apesar de não estar completo ainda, nós acreditamos que logo se completará.
A segunda etapa é a separação em dois planetas; esta etapa poderia ser comparada à reprodução celular. No caso de células, o processo é Mitose, e a célula original se divide em duas novas células completas que são idênticas à célula original.
No caso de Gaia, o processo é mais parecido com a Meiose, em que as células criadas por esse processo não são idênticas à célula original. Em sua densidade isto é aplicado especialmente aos corpos femininos.
O processo de duplicação de um planeta inteiro leva cerca de nove dos seus anos para se realizar, enquanto que a separação ocorrerá numa fração de segundo.
No final do ciclo Galáctico, Gaia terá um período de tempo muito curto, durante o qual a separação deverá ocorrer. Assim que este processo se completar, a nova Gaia existirá na quinta densidade, enquanto que a antiga Gaia permanecerá na terceira densidade.
Por isso há tanta confusão sobre o que irá acontecer no ano de 2012.
Alguns indivíduos dizem catástrofe, outros dizem ascensão, e outros dizem que nada irá acontecer.
E todos estão certos.
O ano de 2012 não pode ser entendido se for observado somente do ponto de vista da terceira densidade, porque, de fato, está acontecendo um alinhamento multidimensional/galáctico em todos os níveis de consciência, a partir de onde a propagação da torrente de elétrons, prótons, etc. ocorrerá, devido à sua mútua repulsão eletrostática.
A quantia total de propagação de fluxo é um volume infinito em qualquer ponto do campo vetor, e sua manifestação/resultado são determinados pelo fluxo livre de consciência em uma dada região do campo vetor.
Isto significa que haverá muitos resultados diferentes a partir de um mesmo evento. Tudo depende da taxa vibratória da sua consciência, significando que todo indivíduo irá experienciar um resultado diferente.
Alguns experimentarão catástrofe, alguns experimentarão ascensão, e outros não experimentarão nada.
Dois indivíduos experimentarão o mesmo resultado somente quando suas consciências vibrarem numa mesma taxa, porque quando dois indivíduos focalizam sua consciência na mesma parte do espectro energético da consciência, eles se tornam contemporâneos, eles não mais estão separados pela ilusão de espaço e tempo.
Para entender este conceito, primeiro vocês devem entender que vocês são seres multidimensionais vivendo simultaneamente em milhares de planos de existência paralelos sobrepostos.
Muitos de vocês são capazes de sentir isto, mas muitos pensam que têm um "eu-principal" (aquele que está lendo neste instante) e todos os "outros-eu" são menos reais. Quando, de fato, sua consciência é igualmente distribuída por todos os seus eus, tornando todos eles o seu "eu-principal".
Com uma simples decisão, vocês redirecionam sua consciência para um de seus "mil-eus". Quando isto ocorre, vocês não sentem nada, mas vocês – literalmente – se mudam para outro mundo. Tudo irá parecer como dez minutos atrás, vocês estarão morando na mesma casa, casados com a mesma pessoa, trabalhando no mesmo lugar, etc., mas do ponto de vista vibracional, todas essas coisas são totalmente novas, já que vocês agora estão vivendo num mundo novo.
O modelo de universos paralelos sobrepostos foi projetado pelo Criador com o propósito de enriquecer a experiência da sua alma, agora, depende do seu livre-arbítrio decidir qual deles você irá acompanhar na mudança de 2012 com total consciência.
Por exemplo, você e seu vizinho não terão a mesma experiência.
Cada um de vocês irá continuar vivendo em Terras diferentes.
Todos aqueles que não têm a mesma taxa vibratória que você, simplesmente desaparecerão da sua realidade.
É por isso que a maioria das "previsões" feitas ultimamente não acontece, porque uma previsão é feita num ponto específico do campo vetor, onde a atenção daquele que faz a previsão está integrada com sua consciência, mas um segundo depois ele e, o mais importante, você mudaram sua consciência para um "outro-eu", e agora você está vivendo em outra vida paralela, onde o resultado da previsão não irá ocorrer.
Sua consciência é o que determina em qual vida você vive neste instante, e suas crenças é o que fixa a consciência em determinada parte da vida.
Se você acredita que o ano 2012 marca o fim da humanidade, então você experimentará algum tipo de fim. Por outro lado, se você acredita que em 2012 começará a colheita da ascensão, então você experimentará algum tipo de começo.
Lembrem-se, seu padrão de pensamento cria sensações, suas sensações criam emoções, e suas emoções criam a sua realidade.
Pergunta: Você mencionou muitas vezes que nós devemos deixar o medo para trás, um leitor da Austrália perguntou: Como se substitui o Medo pelo Amor?
O Amor é um presente do alto e existe além da dualidade.
Não há como substituir um pelo outro; isto precisa ser profundamente entendido.
Medo e Amor não são coisas diferentes; eles são qualidades diferentes da mesma energia.
O Medo é o aspecto negativo do Amor. Se as vibrações mais altas da energia primitiva não fluírem através do seu campo energético, essa energia se torna Medo. Se à parte mais alta do espectro de frequências for permitido fluir, o Medo desaparece e o Amor permanece.
A ideia de Medo e Amor serem duas coisas diferentes foi enraizada na mente coletiva através de eras com o único propósito de escravizar a humanidade, porque um indivíduo não pode ser reduzido à escravidão se ele entender que o Medo e o Amor são a mesma energia e tudo depende de qual parte do espectro ele focaliza.
Quando dois indivíduos se focalizam na mesma parte do espectro energético, eles não mais estão separados, eles são um. As vibrações do amor ajudam vocês a se mesclarem com os outros.
Pergunta: Você mencionou que nosso DNA está sendo ativado através de feixes de energia de alta vibração dispensados na Terra, um leitor da França gostaria de saber quantos dos doze filamentos de DNA podem ser ativados no presente estado da consciência humana.
Os seres humanos de terceira dimensão são potencialmente capazes de ativar inúmeros filamentos de DNA, entretanto, no presente momento da evolução humana há 144 filamentos principais que precisariam ser ativados para despertar seu total potencial humano.
O Grande Diretor Divino e o Conselho dos Senhores do Karma fixaram o número de filamentos neste ponto específico da linha evolucionária em 144. Além desses 144 filamentos, há um pacote de upgrade de 144 mil filamentos de DNA "galácticos" disponíveis neste momento.
Pergunta: Um leitor da Rússia perguntou: Quanto mais eu avanço no caminho espiritual, mais inseguro me sinto. O que estou fazendo errado?
Você não está fazendo nada errado, simplesmente você pode sentir que essa real segurança não existe.
Segurança nada significa além da condescendência com as circunstâncias de sua realidade. É meramente um ideal implantado em sua mente para fazê-lo temer o desconhecido, pois, se você permanecer no conhecido, não haverá crescimento. Quando você penetra no desconhecido e acolhe a incerteza, você realiza um avanço espetacular na abertura de portas para o seu real Eu e seu papel no Plano Divino.
Amados Irmãos e Irmãs da Terra, vocês estão vivendo em tempos incríveis!
As energias dispensadas na Terra estão aumentando significantemente a cada novo dia, o DNA dos recém-nascidos contém informação genética jamais vista na Terra, e seus cientistas podem confirmar a presença de um novo filamento ativo de DNA em muitos recém-nascidos.
(*) Nota do Tradutor: leia sobre isso no link abaixo:
http://www.dihitt.com.br/noticia/descobertos-genes-de-ets-em-dna-humano
Seus céus estão cheios de "luzes" vistas por milhares de pessoas em bases diárias.
A consciência coletiva está criando novas conexões entre indivíduos que pertencem ao mesmo "grupo de alma", independente da distância física entre eles. Habilidades telepáticas agora estão disponíveis para praticamente todos. Seu corpo energético começou a se lembrar do seu potencial e está ativando suas capacidades de autocura.
Mais e mais indivíduos entendem que eles têm um contrato de vida para cumprir, e estão mudando suas atitudes em relação à vida, mudando todo o mundo no qual eles vivem. Muitos, muitos saíram de seu condicionamento, e podem ver a liberdade total apenas a alguns passos à frente. A maioria da sua coletividade está se desligando de todas as ideias fixas do passado, e um novo paradigma está nascendo.
A ideia de separação entre os indivíduos de sua coletividade está sumindo mais rápido do que vocês podem imaginar, suas almas começaram a se lembrar que a separação só existe na superfície, e lá no fundo, vocês (nós) são todos Um.
O ciclo da limitação está se aproximando do fim.
Realmente são tempos incríveis para a Raça Humana!
Mas novas oportunidades trazem novas responsabilidades.
Olhem em volta, o que vocês têm feito agora parece ser insuficiente.
É hora de produzir alguma coisa nova, um novo começo na jornada, um novo princípio. Vocês se prepararam através de muitas vidas para este momento, não o percam.
É hora para a co-criação deliberada do seu futuro. O segredo da co-criação de toda uma nova realidade é simplesmente dividir grandes metas em séries de pequenas metas. A cada pequena realização, a meta final estará mais próxima. Seja uma pessoa de ação, somente indivíduos com ações orientadas fazem as coisas acontecerem.
Não esperem até amanhã.
Hoje é um bom dia para começar.
Comecem por confiar em vocês mesmos, em seu potencial, em sua conexão com o Tudo Que É, e no seu absolutamente insubstituível papel no Plano Divino.
Quando vocês confiarem sinceramente em si mesmos, sua consciência os levará a viver uma vida que é honrada e significativa!
EU SOU Emmanuel




Pompoarismo


Definição

     O pompoarismo é uma técnica milenar cujo o hábito se originou pelas Antigas Sacerdotisas bem antes de Cristo, mas que foi redescoberta, aperfeiçoada e nomeada como pompoarismo (pp) na India através do Tantra. O Pompoarismo então consiste na contração e no relaxamento da musculatura circunvaginal (musculatura em torno  da vagina), buscando como resultado o prazer sexual próprio e do parceiro, mas dentro deste estudo  o principal beneficio é o sagrado ato de trazermos a consciência do ventre e da vagina símbolos feminino, podendo desbloquear as feridas que ao longo da vida criamos nela, assim como enxergá-la de forma mais nossa e menos vergonhosa, isso tudo nos trás benefícios inimagináveis, podendo despertar mais profundamente nossa essência feminina. Assim como também trás benefícios de  prevenção das doenças genitais (incontinência urinária, fecal, anorgasmia, vaginismo  e fraqueza muscular em geral. Nos aspectos psicológicos o Pompoarismo irá trabalhar  sua consciência corporal  facilitando os desbloqueios ocasionados nessa região e o auto conhecimento, lhe trazendo uma porçãozinha a mais de auto estima e valorização. 



Movimentos Básicos


     Muitos dos exercícios propostos para o pompoarismo fazem parte dos "Exercícios de Kegel", no qual utilizamos dentro da fisioterapia ginecológica a fim de prevenir flacidez pós-parto e incontinência urinária. Só que no Pompoarismo é realizado com mais perfeição, literalmente uma Arte Intima.
  • Chupitar - "sugar" o pênis com a vagina, assemelhando-se a uma chupeta infantil.
  • Estrangular - apertar o pescoço da glande com um dos anéis vaginais.
  • Expelir - forçar para fora o corpo do pênis, ficando somente a glande no interior da vagina.
  • Ordenhar - massagear o pênis de maneira ordenada, utilizando os anéis vaginais.
  • Sugar - introduzir somente a glande peniana na mulher, que tentará após isso sugar com a vagina o corpo do pênis.
  • Torcer - apertar e torcer o pênis com os anéis vaginais.
  • Travar - contrair a vagina de modo a impedir a saída do pênis.


Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP)

A musculatura circunvaginal que será trabalhada dentro do pp é chamada de MAP.  
O nosso sistema muscular é composto por dois tipos de músculos: os músculos lisos e os estriados, os músculos lisos são os que não somos capazes de dar comandos, ou seja sua atuação é involuntária um exemplo é o coração, e os músculos estriados são de ação voluntária, os que nos trazem os movimentos que queremos. A MAP é um destes músculos estriados, ou seja temos controle deles, basta um pouco de treino, para aprendermos a controlar as ações do músculo. Assim como uma dançarina de dança do ventre é capaz de fazer ondulações com o abdômen, nós também temos a capacidade de realizar ações inusitadas com a MAP, basta treino. 

No entanto não adianta somente ler um artigo e ir seguir os passos para iniciar o pompoarismo, dependendo do seu caso pode até dar certo. Mas a MAP assim como qualquer outra musculatura pode estar forte em uma pessoa e fraca em outra, enquanto uma pessoa tem muita coordenação da MAP mas ela a musculatura se encontra muito tensa (rígida), uma outra mulher pode ter a musculatura relaxada só que mais fraca e pode ou não ter coordenação motora. Então a MAP é cercada por várias características que permitem um bom movimento, não adiantando simplesmente iniciar exercícios de fortalecimento. 

Pra isso se faz necessário uma avaliação, que poderá ser tanto fisioterapêutica ou de forma menos complexa através de um questionário respondido por você mesma.

*Mando o questionário por e-mail: fisioterapia.roberta@gmail.com

O músculo mais importante de conhecer agora é o Pubococcígeo. Tanto o homem quanto a mulhertem este músculo. Os homens que exercitam este músculo, passam a

ter ereções mais firmes, intensifica seus orgasmos e aprende a separar orgasmo e ejaculação. Os homens que têm orgasmos sem ejaculação afirmam que o prazer é
bem mais intenso do que o alcançado no orgasmo ejaculatório.


Outro músculo é o Levantador do Anus,que é divido em três porções, uma delas é o pucoccígeo, passa por trás do púbis, e quase que horizontalmente. 

Todos estes juntos compõe o que chamamos de MAP. 

Dentro do Pompoarismo nós aprenderemos que a MAP, é dividida em três porções, que chamaremos de três anéis, o que nada mais são que os feixes de músculos dentro dos estudos de anatomia. Estes três anéis é o que nos possibilitará de realizar diversos movimentos, ao movimentá-los aleatoriamente. 


Identificando os Anéis


- (1) No primeiro anel, contraia com força fraca. à Anel na entrada da vagina
- (2) No segundo anel, contraia com força média. à Anel no meio da vagina
- (3) No terceiro anel, contraia com força forte.  à Anel perto do útero 



Assim você será capaz de sentir movimentar um anel por vez. Depois que pegar a prática não será mais necessário usar este parâmetro, bastará mandar o comando do cérebro, assim como ao andarmos não precisamos pensar o que fazer, mas em compensação um bebê que está aprendendo ou um individuo com lesão medular ou AVE que está reaprendendo precisa. 




Prática



     É preciso trabalhar a musculatura com movimentos mais simples antes de passar para a utilização dos instrumentos.



Primeiro Passo...


Conscientização do Quadril
     Antes que você mande comandos para o corpo, no qual ele não está acostumado, é preciso que você reconheça, ou melhor, sinta cada parte do seu corpo. Uma coisa é você saber que o quadril fica logo abaixo do tronco, outra coisa é o seu cérebro saber o seu devido lugar e poder sentir de forma perfeita, a modo que ele possa exercer mais fácil qualquer movimento.
     Fazer os movimentos do quadril (um balanço para frente e para trás, para um lado e para o outro) é uma das formas mais fáceis de contrair o períneo. É por isso que a dança do ventre é uma boa atividade para fortalecer o assoalho pélvico. Não só a dança do ventre, mas o balé também trabalha muito bem esse encaixe do quadril.
     A conscientização é a chave mestra pra dar inicio a uma boa coordenação motora, nas academias em musculação se trabalha todos os músculos grandes e fortes, mas se esquece dos músculos menores. No entanto hoje em dia já se sabe que boa parte dos menores músculos são responsáveis pela estabilização até mesmo dos músculos maiores, exercem funções tão funcionais e indispensáveis, que de nada adianta fortalecer grandes músculos, se não trabalharmos a coordenação fina.
     As danças orientais são as mais indicadas para se trabalhar a coordenação mais fina, ela mobiliza a pelve e desenvolve uma coordenação motora muito fina da região do quadril.
     Se você quer ter excelente estabilização da musculatura de quadril e tronco que sustenta todo o seu corpo, e são os músculos principais do corpo, o segredo está em treinar antes de tudo, a musculatura pélvica, lombar e abdominal, que são o ponto de partida dos exercícios.


Exercícios

a.   Coloque as mãos na cintura. O osso que sua mão encosta é a crista ilíaca, o inicio do quadril. Agora sente sobre suas mãos, este osso que sentes, são os ísquios, este é o final do seu quadril. Agora já sabe que tamanho exato é o seu quadril.
b.   Movimentos do Quadril (aprendendo a encaixar e desencaixar o quadril, bástula, retroversão e anteversão).




Segundo Passo...
Conscientização da Musculatura do Assoalho Pélvico (MAP)


Já sabemos que a contração da MAP, é aquela que fazemos para segurar o xixi. 


·         Antes de qualquer coisa, vamos a um alerta. Muito se fala que para saber se está sabendo contrair a MAP corretamente, ou ainda que uma forma de fortalecer a MAP, é enquanto estiver urinando, interromper o “xixi”. Pois bem, até seria uma forma legal, e até se pode fazer uma vez ou outra, para ter consciência se a musculatura esta forte o bastante para interromper o jato de urina imediatamente no momento que você contrair, no entanto para mulheres que costumam ter infecções urinárias com freqüência, isso é um problema. Pois ao interromper o fluxo de urina, você faz com que aquele jato que está descendo com velocidade, suba e leve bactérias que estão no trato urinário para bexiga. Existem casos raros que está ação pode até mesmo fazer com que se perda a função dos rins.

Exercícios da MAP

1.   Sente com a MAP em cima das mãos, e então contraia. Sinta o movimento.

2.    Observe em um espelho a contração da sua MAP.

3.   Deite-se e de olhos fechados imagine que dentro do seu canal vaginal existe um cordão e no fim deste cordão está preso uma bolinha. A sua função a principio é trazer está bolinha lentamente até a entradinha da sua vagina. Conseguiu? Agora você deverá aquela força numero 1 (forte) para engolir a bolinha com a vagina. Conseguiu? Agora que a bolinha já está dentro da sua vagina, leve ela um pouquinho mais para o fundo, aperte ainda o primeiro anel, para que empurre a bolinha mais para o meio. Pronto! Agora que a bolinha está no meio da vagina. Contraia o segundo anel 2 (força média) para empurrar a bolinha lá pro fundo. Perfeito. Agora você irá expelir a bolinha de novo para fora. Contraindo o terceiro anel, não terá como a bolinha subir mais porque não tem espaço, por isso a bolinha irá descer, e você então irá expelir a bolinha. Fazendo o mesmo procedimento que fez para subir só que ao contrario, para descer. Até expelir a bolinha e deixá-la do lado de fora de novo.




Terceiro Passo...
Fortalecimento Leve da MAP
O intuito é contrair a MAP em diferentes posições, e de inicio. As diferentes posições será o grau de dificuldade. A cada posição que você conseguir realizar 10 vezes seguidas, passe para a próxima etapa.
1. Sentada com o quadril bem encaixado, as costas ereta e os pés encostados no chão. Contraia a MAP e relaxe, contraia e relaxe. Dez vezes. (FORÇA)
2. Agora contraia, mantenha contraída durante 10 segundos, relaxe bem, e faça novamente, dez vezes. (RESISTENCIA)
3. Dessa vez você irá contrair, manter contraída durante 2 segundos, então relaxe 2 segundos, e contraia de novo, assim sucessivamente durante o tempo que quiser. Mas não faça muito tempo pra não fadigar a musculatura. Vai parecer um coração pulsando. (COORDENAÇÃO MOTORA)
4. Agora você realizará os mesmos movimentos, só que deitada. Então deite-se, com a barriga para cima e com os joelhos fletidos, pés no chão. Contraia a MAP com toda força que puder, então relaxe. Realize dez vezes.
5. Ainda deitada, contraia a MAP, mantenha contraída durante 10 segundos, relaxe bem, e faça novamente, dez vezes.
6. Deitada também, você irá contrair, manter contraída durante 2 segundos, então relaxe 2 segundos, e contraia de novo, assim sucessivamente durante o tempo que quiser. Mesma dica, não faça muito tempo pra não fadigar a musculatura.
7. Agora a posição será em pé, com um pé no chão, e o outro pé em cima de uma cadeira ou banquinho. Faça todas as mesmas séries de cima.
8. Sua vez de criar posições diferentes, e até quem sabe movimentos diferentes com a MAP, vai treinando durante uns dias, até você mesma perceber que já está cada vez melhor. E então quando achar que já está fácil, que qualquer posição está fácil. Então passe para os instrumentos de Pompoar.
9. Realize os exercícios enquanto faz várias tarefas. Por exemplo, está lavando louça, então pegue um banquinho baixo, deixe uma das pernas apoiada nele, e vai brincando de contrair a MAP, enquanto lava louça, faça isso na fila do banco, enquanto toma banho, enquanto caminha e etc.
DICA: Não esqueça que tão importante quanto saber contrair a MAP, também é importante saber relaxar a MAP. Então verifique se não está com dificuldade de relaxar. Verifique, se quando você relaxa, a sua musculatura relaxa de vez, ou ela vai relaxando aos poucos, você precisa forçar pra que a musculatura relaxe? Então treine mais o relaxamento.
Algumas fraquezas da MAP, estão justamente na tensão muscular. Se você não está conseguindo relaxar a MAP direito, então a musculatura está tensa. E Tensão Muscular não é sinônimo de Força Muscular.
Uma coisa a se fazer nesse caso, é lavar bem as mãos, e passar o dedo na entrada da vagina, empurre um lado da parede, mantenha pressionado, massageie alguma área da vagina que esteja mais dolorida. Ou pode pedir a ajuda do parceiro nesse caso. Se isso não adiantar procure um fisioterapeuta ginecológico para que resolva seu problema.

Exercícios para o Auto-conhecimento Corporal

     Aqui serão dadas técnicas práticas de exercícios sem a utilização dos instrumentos por enquanto, mas um pouco mais intenso que os anteriores. Estes exercícios irão lhe trazer o conhecimento de seus órgãos genitais e sua musculatura, que deve ser trabalhada antes de qualquer coisa, para que se alcance excelentes resultados de uma boa pompoarista.
     Por isso, é preciso que a iniciante não tenha vergonha de si mesma e de se conhecer.


  
Primeiro Exercício :
- Na Cama:

     Recoste-se na cama e deixe as pernas separadas e semiflexionadas. O erro mais comum é a contração dos músculos errados. Geralmente os músculos que entram em ação quando se tenta contrair a MAP, são o reto do abdômen, os músculos internos da coxa (adutores),e principalmente as nádegas. Repare se alguns destes músculos citados são contraídos, quando você tenta contrair a MAP. Se sim, então lave bem as mãos, e introduza um dedo no canal vaginal e então contraia a MAP. Com um dedo nas paredes da MAP você terá mais facilidade em reconhecer sensitivamente a musculatura a ser contraída, que no caso será a MAP. Se mesmo assim, não sentir nenhuma pressão insira dois dedos. Volte a se exercitar com um dedo quando a musculatura estiver mais treinada.

Segundo Exercício :
- Respiração Abdominal:

     Deitada com a barriga voltada para cima, pernas levemente separadas e semiflexionadas, coloque em cima da barriga algum objeto que pese um pouquinho, se tiver utilize pesinhos conforme o peso que você agüentar. Então respire fundo imaginando e sentindo se possível que se preenche o baixo ventre, depois a região do estômago, até chegar aos pulmões. Retenha o ar o máximo de tempo possível, e contraia a MAP, solte o ar pela boca. Faça isso algumas vezes. Depois inspirando eleve a barriga subindo o pesinho que está acima dela, e mantenha o ar preso, e a MAP contraída, conte até cinco, a principio e depois solte o ar pela boca e relaxe a MAP.



Técnicas Avançadas para a evolução do Segundo Exercício

     Conforme vai ganhando prática com o exercício, existe formas para se dificultar, e com isso ganhar mais potencial no objetivo da técnica.


a)- Colocar algo que pese mais no abdômen, e ir sempre aumentando o peso conforme a força vai aumentando. Com isso, você ganhará força do Músculo Diafragmático, melhorando a respiração. Você ganhará coordenação e conscientização da musculatura abdominal, com isso se ganha força mais rápido do abdômen também. E ainda ganhando conscientização destes músculos, será muito mais fácil contrair a MAP.


b)- Quando as duas formas de respiração ficarem fáceis separadamente, então realize-as juntamente, ou seja faça tudo ao mesmo tempo. Respire fundo elevando o abdômen e subindo então o pesinho, na seguinte ordem, preenchendo o baixo ventre, depois a região do estômago, até chegar aos pulmões. Segure o ar no pulmão, e contraia a MAP. Solte o ar pela boca e relaxe completamente a MAP.

c)- Quando o exercício anterior já estiver fácil de ser realizado, então passe para este exercício. Onde você realizará tudo igualmente, mas ao invés de contrair a MAP ao inspirar e soltar ao expirar, faça o oposto. Contraia ao expirar, então solte quando quiser.

     Quando isso for fácil, será sempre assim que deverá ser feito, contraindo a MAP ao soltar o ar.



Terceiro Exercício:
- Movimentação Abdominal:

     Em pé com os pés ligeiramente afastados, pernas semiflexionadas, o tronco voltado para frente, como se estive deitada de barriga para baixo. As mãos ficaram um pouco acima dos joelhos. Respire fundo imaginando e sentindo se possível que se preenche o baixo ventre, depois a região do estômago, até chegar aos pulmões. Retenha o ar o máximo de tempo possível, depois solte todo o ar dos pulmões e procure fazer um movimento ondulatório com os músculos abdominais, de baixo para cima. Faça isso umas sete vezes, depois respire normalmente. Faça isso algumas vezes, todos os dias, até que se obtenha movimentos ondulatórios do abdômen. A principio é possível que não se obtenha resultados, mas continue tentando vários dias até que se obtenha algum resultado. Se não conseguir não há problema algum, só com o treino já se ganha muitos resultados.


Técnicas Avançadas para a evolução do Terceiro Exercício

   

     Quando já houver experiência com a técnica acima, realize a mesma com a MAP contraída enquanto o pulmão estiver vazio. Se não for possível, continue os demais exercícios. 

Quarto Exercício:
- Cadeira:

     Sente-se em uma cadeira, sua coluna tem que permanecer ligeiramente inclinada para frente, sem causar desconforto. Apóie as mãos nas coxas, deixe os pés paralelos e distantes. Inspire contraindo MAP, como se segurasse algo dentro dela, conte até 3 e relaxe, expirando. Aumente a contagem gradativamente até chegar a trinta. Conte até três e relaxe.

     Variação: contraia e relaxe os músculos rapidamente. Para acertar o ritmo, imagine que acompanha uma musica, ou batimentos do coração.

Quinto Exercício:
- Em Pé:
    
     Em pé, contraia e relaxe a musculatura da vagina, como se estivesse respirando pela vagina, lentamente contraia, mantenha um pouco como em uma respiração e então solte lentamente, por um tempo mais prolongado, faça esse exercício por dez minutos.


Treino com Instrumentos de Pompoar


     Se você já consegue realizar todos os movimentos da MAP, os exercícios de força, resistência e coordenação motora muito bem, inclusive em diferentes posições, então parabéns, está na hora de iniciar a parte mais gostosa do treino, os exercícios com os instrumentos de pompoar.
     Da mesma forma que os diferentes exercícios sem instrumentos, conseguiam trabalhar força, resistência e coordenação motora, os exercícios com instrumentos também conseguem, só que desta vez, de uma forma bem mais avançada.
     No inicio será um pouco mais difícil, mas assim como os outros exercícios foram ficando fáceis, estes também ficarão.



Ben-Wa:


     Bem-Wa, em japonês é “rin-no-tama”, que significa “bolas tilintantes”
A principio você iniciará com os cordões de Ben-Wa que tenham somente duas bolinhas, estás bolinhas são maiores que as do colar tailandês,medem cerca de 3,5 centímetros de diametro e também são mais pesadas, já que o intuito é fortalecer. No acessório original uma das esferas contém uma pequena porção de mercúrio e a outra possui em seu interior uma pequena matéria de metal vibratório, a alça do acessório permanece no exterior da vagina, para que depois possa ser retirado. 



Treinamento com Ben-Wa
(Força e Conscientização Corporal)

1. Sentada na cama, ou em um tapetinho, pegue a bolinha passe nela um pouco de gel lubrificante e introduza a bolinha na vagina, em seguida faça o mesmo com a outra, deixando o barbante para o lado de fora. Então realize os movimentos que foi ensinado com o quadril. Para que a vibração causada pelas bolinhas, despertem a musculatura circunvaginal, e assim facilitará os movimentos da MAP, “com o músculo acordado”, por assim dizer.
2. Recostada sobre a cama, ou sobre um tapetinho, pegue a bolinha passe nela um pouco de gel lubrificante e introduza a primeira bolinha na vagina. Em seguida tente sugar a segunda, com os movimentos que aprendeu a fazer com a vagina. Faça a seqüência de 1,2,3, dos anéis, lembrando-se do exemplo que foi dado anteriormente da força dos anéis. Ou seja, você irá contrair o primeiro anel, com uma força leve, depois o segundo anel, com força média, e por ultimo o terceiro anel, com força forte. Vai fazendo estes movimentos até sugar o cordãozinho e aproximar a segunda bolinha.  
3. Agora você fará exatamente toda a seqüência do exercício anterior (2), só que desta vez tente sugar a terceira bolinha. Se não conseguir, vá auxiliando com as mãos, até conseguir fazer só com a força da MAP.
4. Esta etapa você deverá realizar o exercício anterior (3) completo, para então com as duas bolinhas dentro da vagina, aperte todo feixe de anéis. Aperte e relaxe três vezes, a seguir expulse a bolinha, faça força para que ela saia. Vai tentando, se não conseguir, também pode ir auxiliando com as mãos, puxando o cordãozinho, até conseguir expelir sozinha.
5. Realize a etapa anterior completa, e então expulse a segunda bolinha.
6. Mesmo procedimento, faça toda a série, e após ter expelido as duas bolinhas, faça tudo de novo varias vezes, de sugar as duas bolinhas, fazer três contrações 1,2,3, expulsar as bolinhas, e vai brincando, até ficar ótima no procedimento.
à Os exercícios deverão ser realizados aos poucos, você só passará a etapa seguinte, quando conseguir realizar a anterior perfeitamente bem. Isso levará dias, ou para algumas apenas minutos.



Colar Tailandês:

     O colar tailandês tem como principal função a coordenação motora, mas também tem como beneficio o ganho de força. Se for comparar o Ben-wa ao Colar Tailandês em relação a ganho de força, o Ben-Wa é um treino muito mais avançado, que exige mais força. Ou seja, o correto é iniciar com colar tailandês, tanto para coordenação motora, quanto para força, daí depois passa para o Ben-wa, para força e continua utilizando o colar para que se tenha boa coordenação.

Treinamento com Colar Tailandês
(coordenação motora e força)

1.  Recostada sobre a cama, ou sobre um tapetinho, pegue a bolinha passe nela um pouco de gel lubrificante e introduza a primeira bolinha na vagina. Em seguida tente sugar a segunda, com os movimentos que aprendeu a fazer com a vagina. Faça a seqüência de 1,2,3, dos anéis, lembrando-se do exemplo que foi dado anteriormente da força dos anéis. Ou seja, você irá contrair o primeiro anel, com uma força leve, depois o segundo anel, com força média, e por ultimo o terceiro anel, com força forte. Vai fazendo estes movimentos até sugar o cordãozinho e aproximar a proxima bolinha, vai fazendo isso com todas.
2. Com todas as bolinhas dentro da vagina, aperte todo feixe de anéis. Aperte e relaxe três vezes, 1,2,3 (fraco,médio e forte) a seguir expulse as bolinhas, faça força para que ela saia. Vai tentando, se não conseguir, também pode ir auxiliando com as mãos, puxando o cordãozinho, até conseguir expelir sozinha, uma por uma.
3. Faça tudo de novo varias vezes, de sugar as bolinhas, fazer três contrações 1,2,3, expulsar as bolinhas, e vai brincando, até começar a criar ritmos, você irá sugar e expulsar, pode brincar com o seu marido. Lembra daquela brincadeira de criança “Morto / Vivo”... Pode brincar com o colar, seu marido, diz, suga, suga, solta, suga....
Você pode tentar acompanhar, ou ainda ficar treinando no ritmo da música, pode fazer em pé, para aumentar a dificuldade, e ainda com aqueles treinos de colocar um pé no chão e o outro em cima de um banquinho.


Cones Vaginais:

     Cones Vaginais são pequenas cápsulas de formato anatômico, constituídas de materiais resistentes e pesados, os cones exercem a função de halteres para a MAP, cada cone tem um peso diferente do menor para o maior, assim você poderá ir aumentando os pesos conforme vai ganhando mais força da MAP. Assim como se faz de habitual na academia. Primeiro se aumenta as séries do treino, depois se aumenta os pesos. Um kit é composto normalmente por cinco ou seis cones, com pesos que variam entre 20g a 100g.
     Para que um exercício de fortalecimento com cone funcione é necessário que se use a carga certa. Leve demais não fortalece, enquanto pesado demais a mulher não dará conta. Para a inserção do cone na vagina da mulher, o cone deverá ser posicionado profundamente, lá pela metade da vagina, de modo que fique acima da linha da MAP. Se ele não estiver suficientemente fundo, a MAP o empurrará para baixo ao invés de para cima, tornando o exercício ineficaz. Após a inserção do cone, deve-se usar uma calcinha para evitar que acidentalmente o cone caia ao chão.


Treinamento com Cones Vaginais
(Sustentação e Força)

1. Insira o cone na vagina conforme foi explicado, então coloque a calcinha, e realize a contração da MAP então sustente a contração contando até cinco. E relaxe, deixe que a calcinha segure o cone, ou segure-o com as mãos. Realize os movimentos, várias vezes. Então vá aumentando o tempo de sustentação.
2. Quando já for possível sustentar o cone mais de dez segundos, está na hora de trocar por um cone mais pesado, então continue o mesmo treino, com um cone mais pesado, e vá fazendo isso sucessivamente. Até conseguir chegar no cone mais pesado.
3. Quando já for possível ficar mais de 10 segundos com o cone, pode-se antes de trocar, inventar exercícios para se fazer com o cone, como expulsa-lo e sugá-lo e realizar os exercícios habituais com o cone, realizando exercícios. Ficar em pé, com um pé no chão e o outro no banquinho, manter ele firme sem deixar cair.


Vibrador:

     Recomenda-se o de tamanho médio, com 3 centímetro de largura e 15 centímetro de comprimento. É utilizado para treino, e para avaliação de habilidades adquiridas com o pompoarismo. O vibrador aumenta a sensibilidade do local, facilitando os movimentos, pelo ganho de percepção local. Você treina a habilidade de sugar o vibrador e expelir e senti a contração dos três anéis.



Treinamento com Vibrador
(Treinando as Habilidades já Aprendidas)


1. Introduza a ponta do vibrador na vagina e aperte-o com o primeiro anel, várias vezes, com o vibrador ligado, desligue o vibrador, e então contraia a MAP, várias vezes com o vibrador desligado.                                     . 

2. Depois o coloque mais para dentro e aperte-o com segundo anel. Faça o mesmo que o anterior, primeiro com o vibrador ligado, depois com ele desligado, e com o canal todo.

3. Outro movimento: coloque a ponta do vibrador na vagina e tente sugá-lo. Em seguida, procure expeli-lo. Então faça esse tipo de movimento diversas vezes, treinando o que já foi aprendido, como coordenação motora: prender, segurar, soltar, sustentação: prender e manter.
4. Você poderá avaliar o quanto consegue expelir e depois sugar, sente-se em um tapetinho, ou na cama, coloque uma régua de baixo do quadril, então meça o quanto expeli e suga.
à Tome dois cuidados: antes e depois de usar os instrumentos, lave-os com sabão neutro e não os compartilhe com outras pessoas para evitar a transmissão de doenças.
Géis lubrificantes à base de Água - devem ser usados no vibrador e nas bolinhas BEN-WA para facilitar a penetração. Há produtos vendidos em farmácia, como o KY (8 reais) e em sex shops, com aroma de frutas.



Movimentos



     Existem muitos movimentos que podem ser realizados pela MAP no ato sexual. E existem vários nomes que ao longo do tempo são dados para o mesmo movimento.

     Aqui usaremos somente um nome para cada movimento, sem abordar os demais, para não confundir quem está aprendendo agora.
     Após os treinos sozinha, e os treinos com os instrumentos, está na hora de treinar com o parceiro, e ver o bem alcançado com o Pompoarismo. Assim como todos os treinos já visto, o ganho de habilidades não poderia ser diferente, por isso tenham calma e treinem bastante, para ganhar as habilidades que almejam. E dizer adeus a velha tendência de se ganhar uma flacidez da MAP com a idade avançada.


Chupitar - "sugar" o pênis com a vagina, assemelhando-se a uma chupeta infantil. 
Foi o que já aprendemos com os instrumentos, de sugá-los, contraindo, relaxando, contraindo, relaxando, de forma a dar ritmo. Como se fosse uma criança chupando a chupeta. Ou ainda assemelha-se o pulsar do coração, como aprendemos lá no começo. São movimentos conjuntos de sucção e contração. Está é uma das técnicas de Pompoar mais prazerosas para o homem e também para mulher.
Estrangular - apertar o pênis com um dos anéis vaginais. Quando se estrangula o pescoço da glande com o terceiro anel vaginal acelera-se o orgasmo do homem.
Expelir - forçar para fora o corpo do pênis, ficando somente a glande no interior da vagina. O mesmo que se aprendeu a fazer com os instrumentos.

Ordenhar - massagear o pênis de maneira ordenada, utilizando os anéis vaginais.
Aprendemos a contrair os anéis do canal vaginal, um por vez. Agora deve-se usar desta habilidade, de forma coordenada, como foi aprendido com o colar tailandês, para que se contraia 1,2,3 e 3,2,1 várias vezes nessa ordem, massageando dessa forma o pênis do homem. Como se tivesse ordenhando uma vaca.
Sugar - introduzir somente a glande peniana na mulher, que tentará após isso sugar com a vagina o corpo do pênis. . Agora deverá fazer com o pênis, ainda na pontinha, pedindo a ajuda do parceiro para que ele não introduza, deixe que você sugue. E então quando já estiver dentro, você irá sugando até o terceiro anel.
Travar – Pode ser chamada de braçadeira, agarrar, travar, imobilizar. Contrair a vagina de modo a impedir a saída do pênis. Força média, segundo anel.
Morder – Contração do Primeiro anel, faça com o primeiro anel uma contração relativamente forte, mas de forma que retarde o orgasmo, e não tão forte que se inverta o processo. Essa contração que acontece na base do pênis retarda o orgasmo.
Guilhotinada – É uma mordidinha com força, do terceiro anel que será bem próximo ou em cima da glande. O que acelera o processo do orgasmo masculino.
Revirginar – Contração total do primeiro anel, dificultando a entrada do pênis.
Túnel de metrô- Quando libera todos os anéis para passagem livre do pênis.
Túnel Interrompido- Quando se relaxa o primeiro anel, e se contrai os demais, permitindo a penetração apenas da cabeça do pênis.
Torniquete- É uma contração com muita força.
Quebra Nozes – Contrair e relaxar repetida e fortemente os músculos adutores, fora do coito, provocando atritos no clitóris, até atingir o orgasmo, sem a utilização das mãos.
Forma de Concreto- É quando a vagina, mantém o pênis dentro dela, após o orgasmo até que ocorra o enrijecimento.
Laçada- É a contração de qualquer anel durante o coito.
Bate estaca- É apertar repetida e fortemente o mesmo anel vaginal, passando depois para o anel vizinho, isso pode ser seqüencial, ou pode se fazer isso com anéis aleatórios.
Braçadeira – É quando todos os anéis vaginais apertam simultaneamente o pênis, paralisando-o.
Dedilhamento- Muitos homens comentam que a mulher realizava massagem com a vagina no pênis dele. É uma contração dos diferentes anéis com variação da ordem e intensidade de cada um. Chamada de didilhamento, já que os anéis sendo contraídos, dá a impressão de dedos apertando.
     Ordenhar-Contração dos músculos circunvaginais, em seqüência, da entrada da vagina em direção ao              útero, ou seja 1,2,3... de fora, para dentro. Serve também para retardar o orgasmo do homem, mas ao mesmo tempo mantém a ereção. Assim poderá mantê-lo excitado por mais tempo, a tal modo que a mulher tenha tempo pra gozar ou ainda para que tenham um orgasmo mais demorado, está técnica auxilia o homem na ejaculação precoce.

Contra-indicação para utilização de instrumentos:

- Infecção Urinária;
- Prolapso Genital;

- Vaginismo;
- Gravidez de risco;

     Em caso de alguma patologia na genital, deve-se procurar um médico e para corrigir o problema muscular de forma mais delicada e completa fale com um fisioterapeuta ginecológico.

     Não é possível descobrir através de um teste se há infecção urinária ou não, mas é possível se suspeitar, então se houver suspeita procure seu médico ginecologista, para que a infecção seja tratada, e você continue sua técnica de pompoarismo completa. 
    Podemos suspeitar se há infecção urinária se houver um aumento na frequência urinária (está indo urinar mais vezes que o normal), ao urinar sente que falta eliminar mais alguma urina, mas não consegue, ardor ao urinar, urina pode ter cor  e cheiro mais forte, não necessariamente haverá todos estes sintomas, portanto se alguns deles coincidir procure um médico.